Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que buscará à reeleição nas eleições deste ano, aparece na frente no novo levantamento do Instituo Paraná Pesquisas , que foi divulgado nesta terça-feira (16/04), em uma disputa polarizada com o deputado federal, Amom Mandel (Cidadania). De acordo com os novos números, na pesquisa estimulada David Almeida lidera com 29,3% das intenções de votos, enquanto Amom vem em segundo com 25,9%.
Em seguida, aparecem Alberto Neto (PL) com 11,5%, Roberto Cidade (União Brasil) com 7,6% e depois Marcelo Ramos (PT), que é a grande surpresa, uma vez, que anunciou sua pré-candidatura no início de abril deste ano e já tem 6,3% da preferência do eleitorado de Manaus. Maria do Carmo Seffair (Novo) e Wilker Barreto (Mobiliza, antigo PMN) tiveram, ambos, menos de 3% das intenções de voto.
Segundo o Instituto Paraná Pesquisas, o levantamento ouviu 800 eleitores na cidade de Manaus, entre os dias 10 e 15 de abril. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Gestão bem avaliada
Na mesma pesquisa, a gestão do prefeito David Almeida foi avaliada como ótima ou boa por 42,4% dos entrevistados, enquanto 24,2% consideraram sua administração ruim ou péssima. No total, a aprovação da gestão David Almeida foi de 59,9%
Espontânea
Já na pesquisa espontânea, a diferença entre David Almeida e Amom Mandel sobe para sete pontos percentuais, com o pré-candidato do Avante com 12,5%, enquanto o político do Cidadania tem 5,6%. Alberto Neto fica em terceiro com 2,8% e Roberto Cidade vem em seguida com apenas 1%. Os demais tiveram menos de 1% das intenções de voto.
Segunda pesquisa
Essa é a segunda pesquisa sobre as eleições para prefeito de Manaus que o Instituto Paraná Pesquisas divulga em menos de seis meses. A primeira foi divulgada no dia 14 de novembro de 2023.
O atual chefe do Executivo Municipal registrou uma vantagem de 15 pontos percentuais sobre o segundo colocado Amon Mandel. Enquanto David Almeida teve 38,5% das intenções de voto, o parlamentar teve 23,3%, na pesquisa estimulada, quase o mesmo índice de agora. Na época, os demais candidatos avaliados pelos eleitores de Manaus ficaram abaixo da casa dos 12% da preferência do eleitorado.
Na ocasião, o Instituto Paraná Pesquisas ouviu 815 eleitores na cidade de Manaus, entre os dias 9 e 12 de novembro. A margem de erro foi de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.