Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Após o rio Negro atingir a cota de 15,77 metros nesta terça-feira (17/09), a Prefeitura de Manaus decidiu proibir o banho na praia da Ponta Negra. A medida é uma ação de prevenção em consequência da estiagem severa que atinge o Amazonas.
A decisão também é uma forma de prevenção contra afogamentos, já que a cota do rio está próximo do fim do aterro perene e o leito natural do rio, que pode apresentar alterações, como buracos, desníveis e depressões. O laudo e levantamento solicitados pela Prefeitura de Manaus ao Serviço Geológico do Brasil (SGB) auxiliaram no embasamento técnico.
Placas de orientação da interdição estão sendo instaladas pela Prefeitura de Manaus para ampla informação aos frequentadores do espaço.
De acordo com a cláusula 1, § 3º, a “interdição automática do uso da praia ocorrerá sempre que os laudos e/ou relatórios a que se referem os parágrafos anteriores comprovarem que a praia encontra-se imprópria para o uso dos banhistas”.
Também devido à estiagem, que se encaminha para ser uma das mais severas da história, a Prefeitura de Manaus decretou, na última quarta-feira (11/09), Situação de Emergência na capital amazonense por 180 dias.