Amazonas deve ser atingido por onda de calor na próxima semana, alerta Climatempo

A temperatura no Amazonas deve aumentar de 3 a 5 graus por causa da onda de calor

O Climatempo informou dados de uma pesquisa sobre uma onda de calor que atinge o país nesta semana. Segundo a análise, o Amazonas deverá ser atingido pelo fenômeno climático na próxima semana, assim como os demais estados da Região Norte.

A nova onda de calor já deixa os termômetros de 3°C a 5°C acima da média. Já foram atingidos pelo fenômeno esta semana os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e noroeste do estado de São Paulo.

Na próxima semana é a vez de Rio de Janeiro, Minas Gerais, oeste da Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima .

Onda de calor

A onda de calor é quando a temperatura fica pelo menos cinco graus acima da média, por mais de cinco dias seguidos e a temperatura está relacionada com a umidade: “quando o ar está úmido, a temperatura fica mais baixa, e quando o ar está seco, o calor aumenta.”

Ou seja, a onda de calor é consequência de uma massa de ar seco que é proveniente de bloqueios atmosféricos, mais comuns nos meses de inverno, mas que também podem acontecer no verão.