Ataques aéreos de Israel matam 18 pessoas e deixam 43 feridos na Síria

Uma via local em Masyaf foi danificada nos ataques israelenses (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Ao menos 18 pessoas morreram – a maioria civis -, e outras 43 ficaram feridas em uma série de ataques aéreos maciços realizados por Israel, na madrugada desta segunda-feira (09/09), contra vários alvos na região central do país, incluindo as províncias de Tartous e Hama, informou a agência de notícias estatal síria SANA. A imprensa local relatou que os bombardeios estavam “entre os mais violentos” lançados pelos agressores israelenses contra o território sírio.

Segundo afirmou o diretor de saúde em Hama, o médico Maher Al-Younes, à SANA, os ataques que atingiram a zona rural de Masyaf mataram ao menos 18 pessoas e feriram outras 43, algumas delas em estado crítico. “O inimigo israelense lançou uma agressão aérea da direção do noroeste do Líbano, visando uma série de locais militares na região central” pouco antes das 20h30, horário local, no domingo”, disse uma fonte militar síria à SANA.

A mesma fonte informou que as defesas aéreas sírias interceptaram e derrubaram vários mísseis lançados pelos israelenses.

Condenação

Aliado da Síria, o governo do Irã, na figura do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Nasser Kanaani, condenou os ataques contra a Síria, ao mesmo tempo que negou que seu país tivesse uma fábrica de armamentos no local.

“Essa acusação não tem fundamento. Os financiadores do regime israelense deveriam parar de armar os sionistas”, disse Kanaani, ao afirmar que as “Nações Unidas deveriam tomar medidas mais sérias contra os crimes bárbaros” de Israel. Os israelenses não se pronunciaram sobre o assunto.

Ataques rotineiros

Desde o início da guerra civil no país, em março de 2011, Israel tem se aproveitado da situação para realizar vários ataques contra alvos militares e civis na Síria. Essas agressões intensificaram depois dos ataques do Hamas em 7 de outubro do ano passado.

No último mês de junho, um ataque aéreo israelense perto de Aleppo matou um conselheiro militar iraniano, informou a mídia iraniana na época. Em abril deste ano, o Irã atacou severamente Israel em retaliação a um bombardeio israelense ao complexo da embaixada do Irã na Síria, que resultou no assassinato de diplomatas e militares iranianos.

Com informações das agências internacionais de notícias