Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Agência GOV – Com o resultado obtido na etapa de Xangai/Suzhou da Diamond League, na China, a atleta Izabela da Silva, do lançamento de disco, conquistou uma vaga nas Olimpíadas de Paris. Ela obteve o índice olímpico com a marca de 64,66m, superando em 16 centímetros o índice fixado pela World Athletics de 64,50m para os Jogos de Paris 2024.
A paulistana de 28 anos conquistou também a sua melhor marca pessoal, que ocorreu no nobre circuito de meetings da World Athletics. Ela integra o Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, na categoria Olímpica. A atleta ficou no top10 da temporada e se igualou a Fernanda Martins como a segunda melhor marca da história do Brasil no lançamento do disco. Ela chega a Paris como candidata a ser finalista olímpica, como foi em Tóquio.
O prazo de qualificação para Paris-2024 no atletismo termina no dia 30 de junho. Os atletas têm de obter os índices (marcas mínimas estabelecidas) ou buscar pontos no ranking mundial, e entrar nas cotas (número de vagas fixadas para cada prova).
Izabela foi campeã do lançamento do disco nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile em 2023, quando teve um ano bem consistente: terminou com as sete melhores marcas na especialidade no ranking sul-americano. Em Tóquio-2021, foi a primeira brasileira a disputar uma final olímpica no disco, terminando em 11º lugar.
Em Paris, o atletismo será disputado de 1º a 11 de agosto. A atleta conta as expectativas para o maior evento esportivo do mundo. “Desde o início da temporada, o objetivo é aproveitar ao máximo todas as competições e os treinos para tentar melhorar o resultado. Meu plano é buscar novamente a final olímpica, que inclusive será no dia do meu aniversário, assim como em Tóquio, no dia 2 de agosto. Com certeza, ir à final seria o meu maior presente. É uma honra”, disse ela, que tinha 63,04m como recorde pessoal.
Izabela começou no atletismo aos 11 anos, numa escola municipal de Adamantina, São Paulo, nas aulas de educação física. De 14 para 15 anos, destacou-se em competições e mudou para São Paulo. Ela é treinada em São Caetano do Sul (SP) por João Paulo Alves da Cunha desde 2014 – ano em que ganhou a medalha de ouro no Campeonato Mundial Sub-20 de Eugene, Oregon, Estados Unidos. “Estamos trabalhando juntos de uma forma contínua e construindo sonhos”, afirmou.
A norte-americana Valerie Allman foi a primeira colocada no lançamento do disco (69,86m), seguida pela chinesa Feng Bin (67,11m) e pela cubana Yaimé Pérez (65,59m).