Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
As secretarias municipais de saúde sãos responsáveis pela operacionalização das campanhas em suas cidades

A campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas será aberta na segunda-feira (03/11), e seguirá até o dia 28 de fevereiro de 2026, contemplando os 62 municípios. A informação foi dada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
“O período de chuva no Amazonas começa em meados de novembro, início de dezembro. É exatamente nesse período em que há uma incidência maior da Influenza e, às vezes, a vacinação no Amazonas começava depois que as pessoas já estavam com a Influenza. O Ministério da Saúde conseguiu começar a antecipar essa vacina para o estado. E, aqui, já reforço o convite e o apelo para que aquelas pessoas que estejam nesses grupos prioritários possam garantir a vacinação”, destacou o governador Wilson Lima.
De acordo com a SES-AM, o Amazonas já recebeu 796 mil doses da vacina contra a Influenza, enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios pela FVS-RCP, para vacinar um público-alvo de 1.849.973 pessoas. A meta da campanha é alcançar 90% do público prioritário e os municípios já iniciaram a retirada gradativa das doses para o início da campanha.
A secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destaca que a campanha antecipa a vacinação na região Norte antes do período chuvoso. “Devido à sazonalidade dos vírus respiratórios no nosso inverno amazônico, que começa em novembro, acordamos com o Ministério da Saúde para antecipar nossa campanha de vacinação e, assim, proteger a população contra a maior circulação do vírus e as formas graves da doença”, afirmou.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância da vacinação e o compromisso com a saúde da população. “Antecipar a campanha é uma estratégia que reconhece as particularidades da região Norte e oportuniza o acesso à proteção antes do período de chuvas, quando as doenças respiratórias tendem a aumentar. Vacinar-se é um gesto simples, mas poderoso, que protege não apenas cada indivíduo, mas toda a comunidade”, destaca.
Grupo prioritário
A campanha busca proteger o grupo mais vulneráveis para casos graves da doença, que incluem: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde e educação, idosos, população indígena, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores dos transportes coletivos, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema privado de liberdade.
A campanha contará com um Dia D de mobilização contra a Influenza, marcado para 29 de novembro, organizado pelas secretarias municipais de saúde. Para agilizar o atendimento, a FVS-RCP orienta que os cidadãos levem carteira de vacinação, documento de identidade com foto e o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS).
Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciará , também, nesta segunda-feira (03/11), às 10h, a campanha de vacinação contra a Influenza na capital.
O público-alvo prioritário são crianças de 6 meses a menores de 6 anos idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), e mais outros 17 grupos prioritários, que estão em maior risco de exposição ao vírus e considerados mais vulneráveis à doença.
A meta da Semsa é assegurar a proteção vacinal de um total de 439.396 pessoas, sendo 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, que juntos representam 90% da população estimada nos três grupos. Nos demais 17 grupos, a meta é alcançar 306.249 pessoas.
A abertura da campanha acontece na policlínica Castelo Branco, localizada na rua do Comércio, s/nº, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Semsa realiza a campanha no período sazonal, quando a ocorrência de chuvas cria o ambiente favorável para proliferação das cepas do vírus Influenza.
A Semsa vai disponibilizar o imunobiológico nas suas 174 salas de vacinas. A estratégia de imunização também compreende a busca ativa realizada por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).