Copa Amazonas de Natação recebe atletas destaques em nível nacional

Evento acontece no Parque Aquático de Alto Rendimento da Vila Olímpica de Manaus com a presença de mais de 300 atletas
Adriele Marcela trouxe cinco medalhas de ouro (Foto: Divulgação/Sedel)

O Parque Aquático de Alto Rendimento da Vila Olímpica de Manaus recebe nos dias 20,21 e 22 de junho a Copa Amazonas de Natação. O evento que conta com apoio do Governo do Amazonas contará com mais de 300 atletas, entre eles, amazonenses que são destaques nacionais, como os medalhistas Adriele Marcela e Caio Arcos.

“É determinação do governador Wilson Lima que essas competições estaduais recebam todo nosso apoio. O Amazonas é um celeiro de campeões da natação e queremos que esse ciclo seja sempre renovado”, destacou o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

A Copa Amazonas de Natação é organizada pela Federação Amazonense de Desporto Aquáticos do Amazonas (Fada), e serve como seletiva para formar a Seleção Amazonense que irá disputar o Norte Nordeste Milton Medeiros, que será realizado em Roraima, no mês de julho.

Entre os nomes, o evento contará com atletas amazonenses que são destaques nacionais e internacionais. Como Caio Arcos, campeão sul-americano em 2022, o 5º lugar no mundial escolar realizado na França, em 2022, medalhista brasileiro em 2018 e 2022.

Quem também vai participar da competição estadual é Adriele Marcela, que recentemente participou do Campeonato de Inverno que aconteceu em Salvador (BA) e trouxe na bagagem cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. A amazonense também carrega na bagagem 27 medalhas de campeonatos brasileiros e 70 conquistadas em disputs no norte e nordeste da natação.

A competição faz parte do calendário oficial da modalidade com disputas nas categorias Mirim, Petiz e Absoluto em busca dos melhores índices nas provas de 1.500 metros livre, 100 metros borboleta, 200 medley, 100 metros costas, 4×50 livre, entre outras.

“Essa é uma das maiores competições da Fada, onde os atletas buscam índices, além de quebras de recordes. Agradecemos o apoio do Governo do Estado por nos proporcionar toda estrutura, principalmente com a piscina olímpica”, disse a presidente da Federação de Natação, Claudia Nobre.

Com informações da assessoria