Copa do Brasil 2025 começa nesta terça-feira (18/02) com jogos do Vasco e Atlético-MG

Vegetti é principal jogador do Vasco (Divulgação/Vasco da Gama)

Começará, nesta terça-feira (18/02), a Copa do Brasil de 2025. Conforme o calendário divulgado no último dia 9 de fevereiro, dois jogos abrirão a primeira rodada da competição deste ano.

A partida de abertura será às 18h, quando o Atlético-MG, atual vice-campeão do torneio, enfrentará o Tocantinópolis-TO, no estádio João Ribeiro, em Tocantins. Por sua vez, o Vasco da Gama estreará na competição contra o União Rondonópolis-MT, em jogo que será disputado às 21h30, no estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo.

Enquanto o time do Galo vive dias de tranquilidade no campeonato mineiro, o Vasco da Gama passa por uma fase de incertezas e de fortes questionamentos da torcida após a equipe carioca amargar péssimos resultados nos últimos quatro jogos do Cariocão 2025, apesar do clube ainda ter chances de ficar entre os quatro semifinalistas do torneio.

O Vasco da Gama divulgou, nesta segunda-feira (17/02), a lista de relacionados para a partida contra o União Rondonópolis, pela primeira fase da Copa do Brasil. Veja os nomes:

Goleiros: Daniel Fuzato, Léo Jardim e Pablo
Laterais: Paulo Henrique, Puma Rodríguez, Lucas Piton e Victor Luis
Zagueiros: João Victor, Lucas Freitas, Maurício Lemos e Souza
Volantes: Hugo Moura, Jair, Mateus Carvalho e Tchê Tchê
Meias: Coutinho, Payet, Paulinho e Zuccarello
Atacantes: Alex Teixeira, Jean David, Maxsuell, Rayan e Vegetti

O Atlético-MG, também, divulgou os jogadores selecionados para a partida de abertura da Copa do Brasil. Veja a lista

  • Goleiros: Everson, Átila e Gabriel Delfim.
  • Zagueiros: Alonso, Rabello, Lyanco e Rômulo
  • Laterais: Arana, Caio Paulista, Natanael e Saravia.
  • Meias: Rubens, Bernard, Fausto Vera, Alan Franco, Gabriel Menino, Igor Gomes, Patrick e Scarpa
  • Atacantes: Cuello, Deyverson, Hulk e Rony

Torneio de 2025

Nesta fase inicial, 80 clubes disputam a classificação em 40 partidas eliminatórias, realizadas em jogo único. O mando de campo pertence à equipe com pior posição no Ranking Nacional de Clubes. Os duelos foram definidos por sorteio realizado neste mês no Rio de Janeiro.

A partir desta edição, não há mais vantagem para os times visitantes em caso de empate no tempo regulamentar. Assim, qualquer igualdade no placar levará a decisão para os pênaltis. 

A segunda fase também é em jogo único. Em caso de empate, disputa da classificação nos pênaltis. Na terceira fase, os duelos serão definidos por sorteio, uma vez que outras 12 equipes entrarão na competição: Botafogo, Palmeiras, Internacional, Paysandu, Flamengo, CRB, Santos, São Paulo, Corinthians, Bahia e Cruzeiro.