David Almeida proíbe criação de cargos, gratificações extras e corta despesas com gasolina e publicidade

A medida começa a valer a partir do dia 1° de março, mas o decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nos próximos dias

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nas redes sociais, nesta quarta-feira (07/02), que assinou um decreto determinando cortes de 10% em despesas em várias secretarias e também proibiu a criação de novos cargos, gratificações extras e remuneração para comissões dentro da administração. O objetivo, segundo ele, é equilibrar as contas do município.

O decreto foi assinado com a presença do Chefe da Casa Civil, o vice-prefeito Marcos Rotta. A medida começa a valer a partir do dia 1° de março, mas o decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) nos próximos dias.

Diante da queda de arrecadação e das dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura, David Almeida anunciou que serão adotadas medidas para buscar o equilíbrio nas finanças municipais. Essas medidas incluem a revisão de contratos e a busca por parcerias com o setor privado. O prefeito vai cortar 10% das despesas com publicidade, locação de imóveis, vigilância ostensiva, fornecimento de combustível, manutenção predial e etc.

Queda na arrecadação e cumprimento de metas

O ano de 2023 foi particularmente desafiador: pela queda de receitas e com a estiagem histórica, a maior que Manaus enfrentou em pelo menos 121 anos. Ainda assim, a prefeitura conseguiu finalizar os projetos com parcerias.

Para 2024, a Prefeitura de Manaus segue a expansão e revitalização das áreas da saúde, educação, infraestrutura, feiras e mercados, assistência social, transporte coletivo. Este ano estão previstas as entregas do complexo Mirante Lúcia Almeida, do Largo Ilha de São Vicente e do Casarão Thiago de Mello.

A Segunda etapa do Parque Amazonino Mendes também está planejada para o primeiro semestre; novos viadutos terão obras iniciadas; além de mais feiras, escolas e UBSs revitalizadas; é um novo pacote de vias a serem recapeadas.

https://www.instagram.com/reel/C3DaFSvODRq/?igsh=MjR5cW1iNmZqNWp1