Desembargadores João Simões e Airton Gentil assumem o comando do TRE-AM nesta segunda-feira (13/05)

Magistrados assumem temporariamente e terão como desafio comandar as eleições municipais deste ano no Amazonas
Desembargadores João Simões (à dir.) e Airton Gentil (à esq.) assumem o comando do TRE-AM (Foto: Divulgação/TJAM)

Os desembargadores João de Jesus Abdala Simões e Airton Luís Corrêa Gentil tomarão posse, nesta segunda-feira (13/05), às 11h, no auditório do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), na zona Centro-Sul da cidade, nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), respectivamente. A posse ocorrerá após um pouco mais de dois meses da escolha dos dois para o comando do TRE-AM, onde ficarão até dezembro de 2024, para um mandato temporário, cujo maior desafio será o de conduzir as eleições municipais deste ano no Amazonas.

De acordo com o TJAM, o desembargador João Simões ocupará pela segunda vez a Presidência do TRE-AM, cargo que já exerceu no biênio 2018/2020. Por sua vez, o desembargador Airton Gentil assumirá pela primeira vez a vice-presidência do TRE-AM. Ele exercerá também o cargo de Corregedor Eleitoral.

Histórico

No último dia 27 de fevereiro, o TJAM escolheu os desembargadores João Simões e Airton Gentil para atuarem, respectivamente, como presidente e vice-presidente do TRE-AM.

A escolha deles ocorreu na esteira do fim do mandato do desembargador Jorge Lins, como presidente do TRE-AM, no último dia 8 de maio, e o da desembargadora Carla Reis, como vice-presidente e corregedora, no dia 7 de maio deste ano.

Na época, João Simões falou sobre o desafio de presidir o TRE-AM. “Será uma missão importante, pois neste ano de 2024 teremos as eleições municipais e assumiremos o comando do Tribunal Regional Eleitoral e deste processo com toda a responsabilidade e os cuidados que nosso Amazonas merece”, afirmou o desembargador.

O mandato temporário atende à Resolução n.º TRE-AM n.º 42/2023, que estabeleceu nova data para a posse dos dirigentes da Corte, a fim de que o período de gestão coincida com o exercício financeiro e o ano civil. Ajuste semelhante já havia sido realizado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, no ano de 2022.

Posse juiz

Na última sexta-feira (10/05), o juiz Cássio André Borges dos Santos assumiu a vaga de membro efetivo do TRE-AM na classe de magistrados.