Filme amazonense é finalista no Festival Internacional de Cinema Infantil 

A obra também já foi o tema de roda de conversa da primeira turma de cinema de universidade do Mato Grosso do Sul

O Dirigido pelo cineasta Bruno Pereira, o filme “Filha da mãe d’água” é um dos finalistas do Festival de Cinema Infantil 2024, promovido pela Copacabana Filmes e Produções. 

O curta-metragem, que concorre na mostra competitiva ao Troféu de Melhor Filme eleito pelo júri oficial e ao Troféu de Melhor Filme eleito pelo júri popular, foi filmado na comunidade ribeirinha do Lago Janauari, em Iranduba, após uma oficina de cinema com os comunitários, com explica o diretor da obra. 

“Eles ajudaram, contribuíram na produção, na atuação, na preparação. Foi um filme que foi realizado junto com uma equipe de profissionais do cinema e com pessoas que tiveram seu primeiro contato com a arte”, destacou. 

O filme já circulou em mais de 20 festivais e carrega diversos prêmios, com destaque em para o “3º É tudo criança” e o “14º Festival de Triunfo – Nordeste”. 

A obra também já foi o tema de roda de conversa da primeira turma de cinema de universidade do Mato Grosso do Sul. 

Acesso à cultura

O cineasta Bruno Pereira, que também atua como produtor cultural, relembra o momento em que os ribeirinhos experimentaram a magia do cinema na própria comunidade. 

“A estreia (do filme) também foi no Lago Janauri, para mais de 300 pessoas, a comunidade lotou o Centro de Convivência que foi preparado para a exibição. A gente teve uma recepção muito grande, crianças, adultos, inclusive a comunidade abriu o evento com fogos de artifício, isso foi muito legal”, lembrou. 

Além do acesso à cultura aos ribeirinhos, o filme permitiu que pessoas comuns experimentassem e vivessem uma produção de cinema profissional, como atriz infantil Anna Beatriz, que deu via à protagonista do curta. 

“Eu fiz a filha da mãe d’água e foi um prazer imenso em estar participando da obra. Depois que fiz o filme, tive várias portas abertas para mim e para minha carreira. Super agradeço a oportunidade. Foi uma experiência muito boa e que nunca vou esquecer”, afirmou a pequena estrela.

Com informações da assessoria