Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
No início deste sábado (10/08), Manaus estava encoberta por uma nuvem espessa de fumaça oriunda de queimadas na Amazônia. A qualidade do ar indicou um nível muito ruim nos bairros de Alvorada (75,5 µg/m3), zona Centro-Oeste e Compensa (83 µg/m3), zona Oeste de Manaus.
Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o fenômeno foi causado, principalmente, pelas queimadas que acontecem no Sul do Amazonas e estados vizinhos. Apuí, Lábrea, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá são os municípios amazonenses com maior número de focos de incêndio, segundo dados do Panorama de Focos de Calor no Amazonas do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Devido ao período de seca, a tendência é a qualidade do ar piorar na cidade de Manaus nas próximas semanas.
Neste sábado, de acordo com o APP Selva, o Centro de Manaus, bairros Flores, Chapada e Parque de Novembro, na zona Centro-Sul, apresentaram nível de ar ruim. Já os bairros Japiim, zona Sul e Novo Israel, zona Norte demonstraram uma qualidade moderada. O nível atingiu mais de 51 μm/m³ (micrómetro por metro cúbico de AR) considerado ruim e prejudicial à saúde humana.
No ano passado, Manaus chegou a ser considerada a capital com a pior qualidade, de acordo com o relatório Mundial da Qualidade do Ar. O Amazonas está em emergência ambiental devido aos focos de calor. Ao todo, são 22 dos 62 municípios do estado nessa situação.