Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Campanha de imunização inicia primeiro no estado por conta da estação chuvosa que aumenta incidência de gripes e doenças respiratórias

A campanha estadual de vacinação contra a influenza (gripe) começou mais cedo no Amazonas. A partir desta segunda-feira (03/11), as salas de vacinação da capital e interior estão oferecendo o imunizante para o público prioritário da campanha, que segue até o dia 28 de fevereiro de 2026. A meta é imunizar mais de 1,8 milhão de amazonenses.
A antecipação da campanha de vacinação contra a gripe é resultado da articulação entre o Governo do Amazonas e o Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de proteger a população no período de maior circulação de vírus respiratórios, característico do chamado inverno amazônico, que acontece entre novembro e maio.
“Essa foi uma medida preventiva imprescindível, um olhar diferenciado para o nosso estado, por conta da nossa sazonalidade do inverno amazônico, que costuma começar em novembro. As vacinas já chegaram e foram distribuídas aos 62 municípios. Quanto maior a cobertura vacinal, menor será o número de internações e complicações causadas pela gripe”, disse a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud.
O “Dia D” de mobilização será realizado no dia 29 de novembro, com intensificação das ações de vacinação em todos os municípios do Amazonas. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e, sempre que possível, o cartão de vacinação ou comprovante de pertencimento ao grupo prioritário.
Grupos prioritários
Devem se vacinar as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas e quilombolas, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, profissionais da saúde e da educação, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores dos transportes coletivos, portuários e dos Correios, além de pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e trabalhadores do sistema prisional.
Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que a vacina está disponível em mais de 170 salas. O endereço das salas de vacinação e pontos de atendimento em Manaus estão disponíveis no site bit.ly/salasvacina da SEMSA. No interior, as salas de vacinação estão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e outros serviços definidos pelas prefeituras locais.
Distribuição e logística
O Amazonas recebeu 796 mil doses enviadas pelo MS, distribuídas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) a todos os 62 municípios do Estado. As vacinas já foram entregues às secretarias municipais de saúde, que são responsáveis pela execução local da imunização.
A estratégia inclui a oferta das doses nas salas de vacina de UBS e em pontos especiais de vacinação, definidos pelas prefeituras.