Inscrições para cursos no Detran-AM estão abertas

Ao todo, a instituição irá oferecer nove cursos, todos presenciais e gratuitos

A Escola Pública de Trânsito (Eptran), por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), está com inscrições abertas para nove cursos que serão realizados ao longo do mês de junho de 2024. Entre as ofertas estão: Formação e Atualização para Motoxistas, Condutor de Transporte Escolar e Veículo de Emergência, Condutor de Transporte de Coletivo de Passageiro, Diretor Geral e de Ensino, Direção Defensiva, Reciclagem de Condutor Infrator e Atualização de CNH.

Os interessados no curso de Diretor Geral e de Ensino e Direção Defensiva devem procurar, de maneira presencial, a secretaria da Eptran, localizada no posto da instituição no Shopping Manaus Via Norte, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Já interessados nos cursos de Reciclagem de Condutor Infrator, de Atualização de Mototaxistas, Formação de Novos Motoxistas e Atualização de CNH e Condutor de Transporte Escolar e Veículo de Emergência, podem ir a qualquer posto de atendimento do Detran-AM. Para mais informações, basta entrar em contato por meio dos números (92) 3643-0092 ou 3643-0057.

Requisitos

Para os interessados no curso de Diretor Geral e de Ensino de Autoescola, um dos requisitos é ser maior de 21 anos, ter comprovação de escolaridade de Ensino Médio, apresentar o certificado de conclusão do curso específico de capacitação para instrutor de trânsito realizado pelo órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal ou por entidade credenciada. Já os de mototaxistas, é necessário ter dois anos de habilitado na categoria “A” e ser maior de 21 anos.

A Reciclagem de Condutor Infrator é para aqueles que estão com o direito de dirigir suspenso, e que para reaver esse direito, devem passar pela reciclagem conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Aqueles interessados em realizar o curso de Direção Defensiva, devem atentar aos seguintes critérios: ser maior de 18 anos, possuir certificado de conclusão do Ensino Fundamental 2 (6° ao 9° ano) ou declaração escolar, caso ainda esteja cursando.

O curso de Atualização de CNH é para pessoas que estão em processo de renovação ou adição de categoria, ou que a habilitação esteja vencida a mais de cinco anos, ou que CNH seja oriunda de um país estrangeiro.

Para o curso especializado para Condutor de Veículo de Emergência, os critérios são: ser habilitado nas categorias “A”, “B”, “AB”, “C”, “D” ou “E”; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH ou pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Os documentos necessários são a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência.

No curso de Condutor de Transporte Escolar os interessados devem ser maiores de 21 anos; habilitado na categoria “D”; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH ou pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos. Os documentos necessários são a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e comprovante de residência.

Já para o curso especializado para Condutor de Transporte de Coletivo de Passageiro, os critérios são: ser habilitado na categoria “D” e “E”, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses, não estar cumprindo pena de suspensão ou cassação do direito de dirigir.

Com informações da assessoria