Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O Ministério de Relações Exteriores publicou um comunicado neste domingo (25/08) em que alertou para a escalada do conflito no Líbano e em Israel, após novos ataques entre as forças israelenses e o Hezbollah.
O governo brasileiro também desencorajou “fortemente” viagens para a região.
“O Itamaraty desencoraja fortemente viagens para a região e tem orientado a comunidade brasileira no Líbano por meio da página na internet e das mídias sociais da embaixada em Beirute” afirmou o ministério no comunicado.
A manhã deste domingo no Oriente Médio começou com uma troca de fogo entre Israel e o Hezbollah, marcando uma escalada significativa após 11 meses de hostilidades entre o grupo apoiado pelo Irã e as forças israelenses.
O Itamaraty afirmou na nota que “o governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, a escalada de tensões observada, na última madrugada, no Líbano e em Israel, com ataque israelense contra alvos no Sul do Líbano e lançamento de foguetes pelo Hezbollah contra o território israelense”.
“O Brasil conclama todas as partes envolvidas a exercerem máxima contenção, a fim de evitar a intensificação de hostilidades na região e o alastramento do conflito para o restante do Oriente Médio” acrescenta-se.
O Hezbollah disse que entregou o que chamou de “primeira fase” de sua resposta antecipada ao assassinato do comandante de alto escalão do grupo no mês passado, lançando centenas de drones e foguetes em direção a Israel.
Israel disse que havia atacado de forma preventiva alvos do Hezbollah durante a noite para evitar uma ofensiva mais ampla, dizendo que interceptou muitos lançadores de foguetes no Líbano.