Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Mantendo a tradição, o “Carnaval 2024” de Manaus será aberto oficialmente, neste sábado (06/01), com a chegada da boneca Kamélia, que será recepcionada às 19h30, no aeroporto internacional Eduardo Gomes, ao som da banda da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM). O horário da chegada foi confirmado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
Em seguida, a boneca Kamélia seguirá em carreata até a sede do Olímpico Clube, na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo, zona Centro-Sul da cidade, onde acontece a partir das 21h o tradicional “Baile de Chegada”, que abre oficialmente o período carnavalesco da capital amazonense.
Neste ano, o evento terá a apresentação da Banda de Metais Demônios da Tasmânia, do cantor amazonense Uendel Pinheiro e da bateria Furiosa, da escola de samba Reino Unido da Liberdade.
Entrada
De acordo com o presidente da Império da Kamélia, Almerinho Botelho, neste ano não haverá venda de ingressos, sendo que a entrada será feita por meio de convite oficial ou com a carteira de associado.
Para ganhar convites de forma gratuita, a pessoa deverá postar uma foto antiga com a boneca Kamélia – no aeroporto ou em um dos bailes com amigos -, e marcar as redes sociais do evento. Quem não tem um registro antigo, pode fazer uma foto de um dos outdoors com o anúncio do baile espalhados na cidade e postar, marcando o Facebook do Butiquim da Kamélia e o Instagram (@olimpico.presidente). A própria direção do Olímpico vai entrar em contato com os ganhadores para acertar os detalhes da entrega dos convites.
“O parque aquático está todo reformulado, banheiros novos, com uma excelente infraestrutura e um ambiente muito agradável para a diversão dos foliões”, afirmou Botelho.
História
A história da Kamélia completa 86 anos em 2024. Ela remonta ao ano de 1938, quando um dirigente do Olímpico Clube levou uma boneca comprada na Bahia para o desfile de Carnaval.
Porém, foi somente no ano de 1955 que o evento ganhou caráter de tradição a pedido do prefeito da época, Walter Rayol, sendo oficializada três anos depois, ou seja, em 1958, quando o então prefeito Gilberto Mestrinho entregou as chaves da cidade à boneca.
“A Kamélia surgiu há 86 anos e o primeiro baile acontece há 78 anos. Na década de 50, o prefeito Walter Rayol passou a entregar a chave da cidade para a Kamélia, mas nunca chegou a entregar pessoalmente. Foi o Gilberto Mestrinho, na época então prefeito, que começou a entregar pessoalmente a chave da cidade, simbolizando a abertura do Carnaval. Essa tradição é mantida desde 1958”, salientou o presidente da Império da Kamélia, Almerinho Botelho.
Patrimônio do Amazonas
Desde de 2015, a personagem Kamélia é considerada Patrimônio Imaterial do Estado do Amazonas, por meio de lei de autoria do então deputado estadual e atual superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, que é um conhecido entusiasta do Carnaval do Amazonas. Dois anos antes, em 2013, foi sancionada uma lei, de autoria do ex-vereador Arlindo Júnior, que tornou oficial a abertura do Carnaval de Manaus com a chegada e entrega da chave da cidade à boneca Kamélia.