Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Agência GOV – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforçou a posição do Governo Federal em torno da potencial exploração de petróleo na chamada Margem Equatorial, na foz do Rio Amazonas, durante entrevista a uma rádio nacional nesta quarta-feira (13/02).
“Não é que eu vou mandar explorar. Eu quero que seja explorado. Agora, antes de explorar, temos que pesquisar. A Petrobras tem a maior experiência de exploração de petróleo em águas profundas. Vamos cumprir todos os ritos necessários para que a gente não cause estrago na natureza. Até porque é dessa riqueza que a gente vai ter dinheiro para construir a sonhada transição energética”.
Para Lula, a primeira questão a ser equacionada é descobrir se, de fato, existe petróleo na região e em qual quantidade. “Nós temos que ver se tem petróleo. Nós temos que ver a quantidade de petróleo, porque muitas vezes você cava um buraco de dois mil metros de profundidade e não encontra o que você imaginava”, ponderou.
O presidente adiantou que em breve haverá reunião para discutir o tema no governo e viabilizar que a Petrobras seja autorizada a pesquisar. “Talvez na semana que vem teremos uma reunião com a Casa Civil, o Ibama. Precisamos autorizar que a Petrobras faça a pesquisa. É isso que queremos. Se depois a gente vai explorar, é outra discussão”, afirmou.
O presidente ressaltou a confiança na capacidade técnica e de cuidado ambiental da Petrobras e a importância estratégica que a riqueza poderia significar para o país.
“A Petrobras é uma empresa responsável. Tem a maior experiência de exploração de petróleo em águas profundas. Vamos cumprir todos os ritos necessários para que a gente não cause estrago na natureza. Até porque é dessa riqueza que a gente vai ter dinheiro para construir a sonhada transição energética”, ressaltou o presidente, em referência aos diversos investimentos feitos no país em torno de energias renováveis.
O Brasil tem a matriz energética mais limpa do planeta entre as grandes economias, com cerca de 90% da energia usada pela sociedade produzida a partir de fontes renováveis, como hidráulica, eólica, biomassa e solar, segundo informações do Ministério de Minas e Energia.