Maior terremoto em 25 anos em Taiwan deixa nove mortos e mais de 900 feridos

Seguido por fortes tremores secundários, esse terremoto foi o mais forte a atingir Taiwan nos últimos 25 anos e também foi sentido em partes da China

Brasil de Fato – Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa leste de Taiwan na manhã desta quarta-feira (03/04), provocando nove mortes e deixando mais de 900 pessoas feridas segundo informações do corpo de bombeiros local.

Seguido por fortes tremores secundários, esse terremoto foi o mais forte a atingir Taiwan nos últimos 25 anos e também foi sentido em partes da China, inclusive Xangai. A província de Fujian, mais próxima de Taiwan foi a mais afetada.

O terremoto atingiu cerca de 24 quilômetros ao sul do condado de Hualien, pouco antes das 8h, horário local. Taiwan registrou 76 tremores secundários em menos de cinco horas, de acordo com a Administração Central de Meteorologia.

Segundo o Sistema Global de Alerta e Coordenação em Situações de Desastre (Gdacs na sigla em inglês), órgão ligado às Nações Unidas e à Comissão Europeia, ocorreram dois terremotos. Um de magnitude 7,4 e um segundo de magnitude 6,5.

O corpo de bombeiros de Taiwan disse que vários edifícios em Hualien desabaram parcialmente e deslizamentos de terra ao longo da costa leste inutilizaram uma rodovia principal.

As equipes de resgate trabalham para resgatar 56 pessoas que ficaram presas nos escombros. Japão, Filipinas e a China Continental chegaram a emitir alertas de tsunami, cancelados mais tarde.