Manauaras querem dar roupas e cosméticos no Dia dos Namorados, aponta pesquisa da Fecomércio

Os namorados querem presentear seus parceiros com itens básicos, como roupas e acessórios

O Dia das Mães mal passou e o comércio já se prepara para a próxima data comemorativa que promete aquecer as vendas. O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas apontou, em pesquisa realizadas com 1.112 pessoas entre os dias 24 e 25 de abril, que os manauara pretendem presentear os seus companheiros (as) com peças de vestuário (29%) e cosméticos (18%) no Dia dos Namorados (12/06).

Em contrapartida, as preferências para receber presentes incluem cosméticos (22%), vestuário (15%) e joias e relógios (13%).

Para a vendedora Nayla Bianca, que namora há três anos, esse é o primeiro Dia dos Namorados que ela é o seu companheiro estarão empregados e, portanto, poderão ter uma noite especial.

”Além de trocarmos presentes, esse será o primeiro Dia dos Namorados em que vamos poder programar algo especial. Pretendo dar pra ele uma roupa e uma sandália que ele quer muito”, destacou ela.

Questionada sobre o que quer ganhar, a vendedora diz que o namorado pode escolher o presente, mas que deseja trocar o celular.

”Já comentei com ele que preciso trocar o celular, mas não é algo barato e não sei se ele terá condições de me dar um aparelho novo. Então o que ele escolher tá bom”.

Onde comprar

Os shoppings centers surgem como o local preferido para as compras, com 70% das respostas, seguido por lojas de bairro (16%), centro da cidade (12%) e hipermercados (2%). Dos entrevistados, 83% responderam que irão realizar suas compras em lojas físicas. Dos 13% que irão optar por compras online, 45% irão garantir suas compras em sites e lojas virtuais, 33% preferem o instagram para realizar as compras, 11% pretendem comprar pelo whatsapp e 11%, pelo facebook.

Quanto ao valor a ser gasto, 32% planejam desembolsar entre R$ 151,00 e R$ 250,00, seguido por 30% que afirmaram valores entre R$ 81,00 e R$ 150,00. Dentre os que irão desembolsar uma quantia maior, 18% pretendem gastar entre R$ 251,00 e R$ 400,00 e 6% dos entrevistados responderam que irão gastar mais de R$ 400,00. 14% declararam que pretendem gastar até R$ 80,00.

Em relação à quantidade de presentes, 72% planejam adquirir apenas um, enquanto 28% estão dispostos a presentear com mais de um item. As formas de pagamento também foram analisadas, com destaque para o pagamento à vista, utilizando cartão de débito, dinheiro e PIX, que registrou um crescimento significativo, com 50% das opções. Em 2023, o pagamento à vista aparecia com apenas 16%. O cartão de crédito aparece em segundo lugar, com 44% das intenções de pagamento, e crediário/carnê com 6% da preferência.

Quando questionados sobre os principais fatores que influenciam a escolha do local de compra, os consumidores destacaram a qualidade dos produtos (17%), o atendimento (17%), promoções e ofertas (14%), pronta entrega (14%) e localização e segurança (12%).

Com informações da assessoria