‘Manaus Passo a Paço 2024’: Saiba tudo sobre o maior festival de artes integradas do Norte

“Manaus Passo a Paço” receberá atrações nacionais e internacionais (Foto: Divulgação)

Maior festival de artes integradas do Norte, o “Manaus Passo a Paço 2024” será realizado nos próximos dias 5, 6 e 7 de setembro, no centro histórico da capital amazonense. Entre as principais atrações estão Luan Santana, Luiza Sonza, Wesley Safadão, Chitãozinho e Xororó, Alok, Pitty, Titãs e Capitão Inicial, que vão estar divididos em dois palcos – Malcher e Alfândega -, para suas apresentações.

Este ano, a expectativa é de que aproximadamente 450 mil pessoas passem pelo evento, que contará com novidades como ilhas de hidratação instaladas em pontos estratégicos para evitar emergências de saúde pública. A festa terá, também, espaço para PCDs, incluindo área sensorial para pessoas autistas, e transmissão dos shows em Libras.

O festival vai contar com feira de gastronomia, artes integradas, exposições, artesanato, atrações locais, nacionais e internacionais, em uma ação realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, em parceria com as demais secretarias e fundações municipais.

Veja programação por dia:
5 de setembro
  • Palco Malcher – Alok, Luísa Souza, Luan Santana e João Gomes
  • Palco Alfândega – Matuê, Pitty e Capital Inicial
6 de setembro
  • Palco Malcher: Mc Don Juan, Pixote e Manu Batidão
  • Palco Alfândega – Maneva e Lorena Simpson
7 de setembro
  • Palco Malcher: Chitãozinho e Xororo, Wesley Safadão e Titãs
  • Palco Alfândega – Patati e Patatá, Aline Barros, Som e Louvor e Padre Antônio Maria
Como se inscrever

Os interessados em participar do festival devem se inscrever por meio do site https://eventos.manaus.br, escolher o dia e o palco da sua preferência, solicitar um dos cinco pontos disponíveis para retirada da pulseira, e após a entrega de um quilo de alimento não perecível adquirir a pulseira para acesso ao palco de sua preferência.

Por medida de segurança, cada pulseira terá um chip ligado ao CPF da pessoa que se cadastrou. A Manauscult informa também que os cadastros no site estão divididos por lotes. Os demais espaços do festival terão acesso livre, sem a necessidade de pulseiras. 

Ao se inscrever para um dos dias do evento, sua participação estará limitada à data selecionada. Cada inscrição garante acesso exclusivo para o dia escolhido.

Se desejar participar em mais de um dia, será necessário realizar uma nova inscrição para cada data adicional. Ressaltamos que não é possível efetuar mais de uma inscrição por CPF em um mesmo dia.

Com 19 atrações nacionais e outras 80 locais, o “Manaus Passo a Paço 2024” visa promover a inclusão cultural e valorizar a diversidade artística da região. A edição mais recente do festival contribuiu para a geração de 8 mil empregos diretos e indiretos, aquecendo a economia local. O evento é, também, um impulsionador do turismo cultural na cidade, atraindo visitantes de todo o Brasil e do exterior.

Arte – Divulgação Prefeitura de Manaus
Transporte público

Durante os três dias do festival “Manaus Passo a Paço 2024”, o sistema de transporte público terá esquema especial com linhas operando durante todo o evento, inclusive, na madrugada dos dias 5, 6 e 7 de setembro.

Nos dias do evento, as linhas de ônibus 121, 126, 214, 219, 227, 315, 321, 356, 440, 422, 443, 448, 500, 540, 560, 612, 621, 640, 650, 652 e 676 farão mais uma viagem após a meia-noite. Além disso, após esse horário, 22 ônibus de apoio farão viagens extras, conforme orientação de fiscais de transporte e das empresas operadoras do sistema.

A avenida Epaminondas estará liberada para o tráfego de ônibus do transporte público que devem seguir até a praça da Matriz e, depois, seus itinerários normais.

Os técnicos do IMMU estarão no local para avaliar o fluxo de pessoas e veículos nas imediações do evento e, caso haja necessidade, os ônibus irão retornar a partir da praça da Saudade.

No Terminal Central da Matriz, apenas a pista da esquerda (mais próxima à igreja da Matriz) estará liberada para os ônibus do transporte público. A pista da direita (mais próxima ao Banco do Brasil) estará interditada para facilitar o fluxo do público em direção aos palcos do “Passo a Paço”.

Na avenida Epaminondas, as paradas de ônibus estarão desativadas, após a praça da Saudade, a partir de 19h, nos dias do evento.

Trânsito

Conforme informações da Prefeitura de Manaus, o fluxo de veículos particulares será interditado a partir das 6h nas seguintes vias: rua Governador Vitório entre rua Padre Ghislandy e Visconde de Mauá (acesso local apenas para moradores, trabalhadores do evento e funcionários da Marinha); rua Frei José dos Inocentes e rua Bernardo Ramos entre a avenida Epaminondas e rua Governador Vitório (acesso local); avenida 7 de Setembro entre rua Taqueirinha e avenida Epaminondas; interdição da rua 15 de Novembro – entre a rua Visconde de Mauá e avenida 7 de Setembro.

A partir de 15h, haverá interdição da rua Luiz Antony, entre a rua 10 de Julho e rua Padre Ghislandy, fluxo de veículos desviado para a rua 10 de Julho.

Ainda segundo a prefeitura, a partir de 19h, será interditado todo o corredor da avenida Epaminondas, que será de circulação exclusiva para o transporte coletivo, com a triagem iniciando na avenida Leonardo Malcher com a avenida Constantino Nery. Interdição da rua Lobo D’Almada entre as ruas José Clemente e 10 de Julho, desvio do fluxo para a rua José Clemente.