Manaus pode receber edição do IOT Solutions Congress com a articulação da Suframa

Representantes da Suframa participaram do IOT Solutions Congress Brasil em São Paulo (Foto: Divulgação/Suframa)

A participação positiva da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no último IOT Solutions Congress Brasil, em São Paulo, pode contribuir para que a capital amazonense receba uma futura edição do evento, que é bastante prestigiado pela classe empresarial. As articulações nesse sentido já começaram entre os representantes da autarquia e do grupo iCities Smart Cities Hub.

O assunto foi tratado preliminarmente entre o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira, o diretor de Relações Governamentais da iCities, Beto Marcelino, e o diretor de Tecnologia e Inovação, Eduardo Mazzarolo.

“Temos um caminho bom pela frente e a possibilidade de levar um pouco desse conhecimento que feiras como a de Barcelona têm trazido para o Brasil, no sentido de internacionalização das empresas, de uma nova característica dos negócios. A reunião que tivemos com o pessoal da Suframa, da Zona Franca de Manaus, representa a oportunidade de ampliar o que já é bem feito. Acho que a região onde está a cidade de Manaus já trabalha bem isso, já é uma referência na América Latina e no mundo”, destacou Beto Marcelino.

Segundo a Suframa, a proposta será apresentada ao superintendente Bosco Saraiva. A ideia inicial é aproveitar a marca “Amazônia”, o potencial do Polo Industrial de Manaus (PIM) e o papel relevante que tem a Zona Franca de Manaus (ZFM) na economia brasileira e mundial, para atrair novos investimentos aos Estados da região.

Outros convites

Durante o encontro, a Suframa foi convidada a participar de dois grandes eventos similares ao que foi organizado na capital paulista, ainda neste ano: o “Tomorrow Blue Economy”, em Niterói, no Rio de Janeiro, e o Smartcity Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha.

Também é grande a possibilidade de a autarquia estar presente no Smart City Expo Curitiba, que chegará à sexta edição em março de 2025, justamente onde funciona a matriz da iCities Smart Cities.

Waldenir Vieira considera de suma importância a realização do IOT Solutions Congress Brasil para o desenvolvimento dos Estados da Amazônia Ocidental e Amapá, que integram a área de abrangência da Suframa. “Sabemos o que tem de novo e o que nós podemos aplicar dentro da nossa região. Então, acho que é o início de um trabalho que vai dar muitos frutos”, sugeriu.

Participação

A primeira edição do IOT Solutions Congress Brasil foi realizada durante dois dias em São Paulo (SP) e a Suframa participou de forma gratuita do evento, a convite da própria organização.

Além de contar com dois estandes institucionais, a autarquia participou da realização de duas palestras feitas em parceria com as entidades gestoras dos Programas Prioritários definidos pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).

A atividade também foi fundamental para que a Suframa realizasse atendimentos, divulgasse as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus, fomentasse a atração de investimentos e a formação de parcerias para o fortalecimento do ecossistema de inovação da Amazônia.