Manaus recebe ‘time de artistas’ nacionais durante a Semana do Quadrinho Nacional 

A proposta é promover um intercâmbio, destacando o talento dos quadrinistas brasileiros, em especial os da região amazônica

Durante três dias, Manaus será palco da maior reunião de talentos do mundo dos quadrinhos: cinco artistas de renome nacional participam da 6ª edição da Semana do Quadrinho Nacional, ao lado de mais de 15 artistas locais. A proposta é promover um intercâmbio e fomentar a cena local, destacando o talento dos quadrinistas brasileiros, em especial os da região amazônica. Tradicionalmente, o evento ocorre sempre no último final de semana de janeiro. Este ano, excepcionalmente,  acontece nos dias 26, 27 e 28 de abril.

Estarão presentes Sidney Gusman, editor e idealizador do selo Graphic MSP, projeto da Mauricio de Sousa Produções que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados; Rafael Calça, ilustrador, quadrinista, roteirista e dramaturgo premiado com o Jabuti pela graphic novel Pele, com o personagem Jeremias, da Turma da Mônica; e Luiza de Souza (IlustraLu), autora de Arlindo; história lançada pela editora Seguinte, da Companhia das Letras, eleito em 2022 o melhor quadrinho na Comic Con Experience (CCXP Awards).  

Além deles, participam como convidados Guilherme Infante, cartunista e quadrinista, criador das tiras do Capirotinho; e Fúlvio Pacheco, desenhista, professor e coordenador da Gibiteca de Curitiba. O  jornalista e quadrinista amazonense Mário Adolfo, cujas tiras e histórias do Curumim marcaram uma geração de leitores, integra o time de participantes. 

“Esse intercâmbio cultural que o evento proporciona, reunindo quadrinistas e leitores do Amazonas com artistas e profissionais convidados de todo o Brasil, fortalece ainda mais os laços entre o Amazonas e o restante do país. Demonstra que a produção de quadrinhos na região tem potencial e qualidade que já conquista o país inteiro, com artistas e obras incríveis que criamos aqui. É uma oportunidade de conectar e mostrar ao mundo que há uma produção vibrante e em ascensão de quadrinhos na região norte”, destaca Evaldo Vasconcelos, criador e organizador do evento.

Atividades 

A sexta edição inclui ainda sorteios, oficinas, palestras, exposição inédita, sessão de autógrafos e outras atividades sobre o universo das histórias em quadrinhos. Entre as atividades propostas, merece destaque a Batalha dos Artistas, onde os desenhistas competirão em uma disputa de desenhos, sendo o vencedor escolhido pelo próprio público. 

Os visitantes também poderão participar da oficina de modelo vivo com cosplay, uma experiência única que permitirá um mergulho no mundo dos quadrinhos de uma forma interativa e divertida. Além disso, será realizada a inédita exposição “Sangue, Suor e Nanquim”, com visitação gratuita, que traz um panorama dos últimos 10 anos do cenário de quadrinhos do norte, projeto contemplado no edital da Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Cultura do Amazonas.

De representatividade às tendências emergentes, as oficinas, bate-papos e palestras proporcionam uma visão do cenário atual da indústria de quadrinhos no Brasil. Os participantes vão explorar temas diversos, desde a criação de tirinhas para as redes sociais ao crescente mercado de quadrinhos na região Norte do país.

Serão discutidas ainda maneiras de utilizar os quadrinhos como ferramenta educacional na sala de aula, estratégias para produção de quadrinhos independentes, técnicas de criação de personagens e até mesmo o panorama dos quadrinhos indígenas no Brasil. A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus oferece para todos os fãs a oportunidade de participarem e se envolverem nesse universo fantástico da nona arte.

Onde

O evento acontecerá simultaneamente na Biblioteca Pública do Amazonas, no Palacete Provincial de Manaus e no Centro de Artes Visuais da Galeria do Largo, das 14h às 20h.

Para mais informações, consulte as redes sociais oficiais da Semana do Quadrinho Nacional de Manaus (@semanadoquadrinho.mao) e a programação completa no site semanadoquadrinhomao.com.br.

Com informações da assessoria