MP-AM define lista tríplice para novo procurador-geral de Justiça

Os promotores Carlos, Leda e Lilian compõem a lista Tríplice (Foto: Divulgação MP-AM)

Após oito horas de votação via sistema Votus, a Comissão Especial Eleitoral do Ministério Público do Estado Amazonas (MP-AM) anunciou, na tarde desta segunda-feira (02/09), o resultado final da eleição para definir os nomes da lista tríplice para escolha do novo procurador-geral de Justiça, que comandará a instituição para o biênio 2024-2026).

Os mais votados no pleito foram os promotores de Justiça de Entrância Final Leda Mara Nascimento Albuquerque, Lílian Maria Pires Stone e Carlos Fábio Braga Monteiro, que receberam, respectivamente, 101, 76 e 65 votos. Votaram 183 membros (promotores e procuradores) de um total de 185 aptos a participarem do processo de sucessão. Dois se abstiveram de votar.

O promotor Alessandro Samartin de Gouveia, atual presidente da Assoclação Amazonenese do Ministério Público (AAMP), também recebeu 65 votos e empatou com Carlos Fábio Braga Monteiro, mas, pelo critério de antiguidade na carreira, ficou de fora da lista tríplice. Carlos Fábio tem 27 anos, enquanto Alessandro possui apenas 14.

A lista tríplice será encaminhada ao governador Wilson Lima nesta terça-feira (03/09). Ele irá escolher um dos integrantes da lista para comandar o Ministério Público do Amazonas nos próximos dois anos, conforme prevê a Lei Orgânica do MP-AM, em seu artigo 21.

Neste ano, nove postulantes tiveram suas candidaturas homologadas pelo Colégio de Procuradores do MP-AM em sessões especiais.

Votação

Ao todo, votaram 185 membros da capital e do interior, sendo 23 procuradores de Justiça e 162 promotores de Justiça, que puderam votar em três candidatos. A votação foi facultativa, direta, secreta e plurinominal, começando pontualmente às 8h e encerrando às 16h. Os membros acessaram o link do sistema Votus, disponilizado previamente pela Comissão Especial Eleitoral, e votaram com senha própria. Às 11h, 70% dos eleitores já haviam votado.

Os candidatos se reuniram no final da tarde, no plenário das sessões ordinárias, durante o anúncio do resultado pela Comissão Eleitoral.

Comissão de apuração

Os trabalhos de votação e apuração foram realizados pela Comissão Especial Eleitoral presidida pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Aguinelo Balbi Júnior, e composta pelos procuradores Elvys de Paula Freitas (titular) e Jussara Maria Pordeus e Silva (suplente), pelo promotor de Justiça aposentado Otávio de Souza Gomes (indicado pela Associação Amazonense do Ministério Público) e pelos promotores de Justiça Edna Lina de Souza (titular), Hilton Serra Viana (titular), Cleucy Maria de Souza (suplente) e Maria Piedade Queiroz Nogueira Belasque (suplente) — os quatro últimos indicados pelo atual PGJ, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Ao falar aos candidatos presentes na apuração, o presidente da Comissão Especial Eleitoral, Aguinelo Balbi Júnior, agradeceu pelo pleito e informou que a votação ocorreu sem intercorrências, como falta de internet ou falta de energia. “Parabéns ao Ministério Público e parabéns aos três eleitos da lista tríplice. Não tivemos nenhuma impugnação”, comentou.

O procurador-geral do MPAM, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, parabenizou a Comissão Eleitoral pela condução dos trabalhos e desejou boa sorte aos candidatos. “Parabéns a todos, mas, especialmente, aos três que vão para concorrer à chefia do MPAM”, afirmou.

A votação dos nove candidatos teve o seguinte resultado:

Leda Mara Nascimento Albuquerque – 101
Lílian Maria Pires Stone – 76
Carlos Fábio Braga Monteiro – 65
Alessandro Samartin de Gouveia – 65
Lucíola Honório de Valois Coelho Veiga Lima – 44
Edinaldo Aquino Medeiros – 39
Cley Barbosa Martins 37
Igor Starling Peixoto 25
Sheyla Andrade dos Santos 18

Número de Eleitores: 185 (Promotores e procuradores)
Abstenções – 2
Brancos: 0
Nulos: 0

Com informações da assessoria