Negociações sobre cessar-fogo em Gaza são paralisadas

Os negociadores devem se reunir novamente na próxima semana

As negociações para um acordo de cessar-fogo em Gaza foram interrompidas nesta sexta-feira (16/08) em Doha, no Catar. Washington (EUA) apresentou uma nova proposta que se baseia em pontos considerados na semana passada, fechando as lacunas entre os lados de uma forma que poderia permitir a rápida implementação de um acordo.

Entre os pontos de atrito estão a insistência de Israel de que a paz só será possível se o Hamas for destruído, e o Hamas disse que só aceitará um cessar-fogo permanente, e não temporário. Outras dificuldades incluem a sequência de um acordo, o número e a identidade dos prisioneiros palestinos a serem libertados juntamente com os reféns israelenses, o controle da fronteira entre Gaza e o Egito e a livre circulação dos palestinos dentro de Gaza.

Os negociadores devem se reunir novamente na próxima semana em busca de um acordo para acabar com os combates entre Israel e o Hamas e libertar os reféns restantes.

“O caminho agora está definido para esse resultado, salvando vidas, trazendo alívio para o povo de Gaza e diminuindo as tensões regionais”, afirmaram eles na declaração.

Com informações de agências internacionais