Número de pessoas presas pela PM no Amazonas cresceu 5,1% em 2023

De acordo com dados divulgados pela PM-AM, nesta sexta-feira (05/01), no ano passado, foram efetuadas 3.581 prisões, em ações na capital e interior do Estado, contra 3.405 pessoas foram presas no ano anterior.
Polícia Militar tem atuado para combater a criminalidade no Estado (Foto: Divulgação/PM-AM)

O número de pessoas presas em 2023 pela Polícia Militar (PM-AM), no Amazonas, cresceu 5,1% no comparativo com o mesmo período de 2022. De acordo com dados divulgados pela PM-AM, nesta sexta-feira (05/01), no ano passado, foram efetuadas 3.581 prisões, em ações na capital e interior do Estado, contra 3.405 pessoas foram presas no ano anterior.

Ainda conforme a PM-AM, de janeiro a dezembro de 2023, 583 foragidos da Justiça foram recapturados, segundo dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

As prisões, registradas por diversos crimes, foram efetuadas durante patrulhamento de rotina realizado pelas Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), ações das unidades especializadas e operações deflagradas pela instituição ou integradas, como a Operação Paz e Operação Hórus, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, ações envolvendo o patrulhamento diário, apoio da Inteligência e da população foram fundamentais para o resultado do aumento de prisões registradas pela Polícia Militar do Amazonas.

“Nossa tropa realizou ações e operações para abordagem e prisão daqueles que estão infringindo as leis. O papel da população foi importante pelo apoio por meio de denúncias sobre crimes, pelos números fornecidos pelo Sistema de Segurança Pública e, também, números das linhas diretas das nossas Cicoms e policiamento especializado. Um esforço conjunto que trouxe este resultado importante para a sociedade”, ressaltou o comandante-geral.

Apreensão de adolescentes

Além das prisões, a PM-AM apreendeu 381 adolescentes por atos infracionais. O número representa um aumento de 11,4% em comparação com o ano de 2022, quando 342 adolescentes foram apreendidos.

Os dados apontam que o mês de maior destaque para a Polícia Militar do Amazonas no número de apreensões de adolescentes foi o mês de abril, com 44 apreendidos. E no último mês do ano foram registradas 36 apreensões de adolescentes.

De acordo com relatório de ocorrências do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), as apreensões foram realizadas em diversas circunstâncias; como casos de adolescentes acompanhados de adultos em ações criminosas, menores portando armas de fogo ou drogas, dentre outros atos infracionais.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.