Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O senador Omar Aziz (PSD/AM) utilizou as redes sociais para publicar um vídeo onde critica os entraves ambientais que dificultam a pavimentação da BR-319 e cobra o compromisso firmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a conclusão da rodovia.
Segundo o senador do Amazonas, é fundamental que haja uma interlocução mais eficiente entre os órgãos responsáveis, garantindo que o desenvolvimento da região ocorra de forma equilibrada, com transparência e compromisso com o futuro da Amazônia e de sua população.
“O presidente assumiu o compromisso e disse: ‘Nós vamos fazer a BR-319’. Mas estamos enfrentando dificuldades ambientais. Não há justificativa para que uma estrada de apenas 400 quilômetros não possa ser fiscalizada. Se não temos competência para isso, como vamos fiscalizar os mais de 6 mil quilômetros de fronteira que o Brasil possui? Precisamos encarar essa realidade e buscar soluções concretas”, afirmou o senador, em tom de cobrança.
Aziz ressaltou, ainda, que não basta simplesmente barrar a pavimentação sem apresentar justificativas claras e alternativas viáveis. “Tem que haver diálogo. Não é só dizer ‘não’, é preciso explicar por que não e apresentar soluções. A população não pode continuar sendo penalizada pela falta de decisão e pela burocracia”, criticou o senador.
VEJA VÍDEO:
Em novembro do ano passado, acompanhado do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e do senador Eduardo Braga (MDB/AM), Omar Aziz se reuniu com o presidente Lula, em Brasília. A comitiva amazonense abordou a reconstrução da BR-319 durante o encontro.
Na ocasião, o presidente afirmou que a ministra Marina Silva está convencida sobre a viabilidade da obra e que a mesma será realizada, mas com a observação do cumprimento das exigências ambientais.
“A palavra do próprio presidente é que a BR-319 vai sair. Esse não foi um tema nosso, mas foi tratado pelo próprio presidente. Uma interlocução do Governo Federal que, agora sim, a BR-319 vai sair para os próximos anos. É um sonho que vai se realizar, buscamos que se realize nos próximos anos”, declarou o prefeito de Manaus na ocasião.
Ainda em 2024, em setembro, durante visita oficial a Manaus, o presidente Lula e sua comitiva de ministros fizeram anúncios relacionados a investimentos e início de obras de recuperação da BR-319 para trechos que já possuem licenciamento ambiental.
Já a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu que a obra de pavimentação precisava passar por um estudo baseado em dados e evidências científicas. “Se isso já tivesse sido feito, nós teríamos um suporte técnico para poder ter uma resposta definitiva”, reforçou.
O asfaltamento dos 405 quilômetros vai garantir a trafegabilidade nos 885 quilômetros da estrada durante todo o ano.