Pessoas com deficiência e idosos de Pauini são beneficiados com cadeiras de rodas e banho

Ação é fruto da parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Pauini e contou com emenda do deputado Adjuto Afonso
Prefeitura de Pauini recebeu cadeiras de rodas e banho do Governo do Estado, por meio da Sejusc (Foto: Divulgação/Sejusc)

Pessoas com Deficiência (PcDs) e de baixa mobilidade, como idosos também, do município de Pauini (a 923 quilômetros de Manaus), foram beneficiadas, nesta quarta-feira (24/04), com o recebimento de 59 cadeiras de rodas e banho. A entrega foi realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com a Prefeitura de Pauini.

De acordo com o prefeito de Pauini, Renato Afonso, foi realizado um levantamento no município acerca da demanda da solicitação, e com a parceria com o Governo do Estado, todas as cadeiras serão entregues de forma específica a cada pessoa que solicitou.

“Todas as cadeiras estão devidamente com laudo e CPF de cada pessoa, a entrega será feita assim, ordenadamente, e com esses critérios. Pessoas carentes, que necessitam mesmo, e não têm condições de ter uma cadeira de rodas, então fizemos essa ação com o Governo do Estado para proporcionar essa ajuda para aquelas pessoas”, declarou Renato Afonso.

Por sua vez, a secretária executiva da Sejusc, Luiza Almeida, afirmou que a iniciativa é uma forma de garantir assistência do Estado aos PcD do município, além de pessoas com baixa mobilidade e idosos também. “Por meio da SePcD, atuamos em diversas frentes, desde a garantia dos direitos e promoção da inclusão social, além de diversos serviços especializados”, declarou.

Emenda Parlamentar

A ação que beneficia o município de Pauini é fruto de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado estadual Adjuto Afonso. Ao todo, foram disponibilizadas 32 cadeiras de rodas universais e 27 unidades para banho para a população, totalizando uma aplicação de R$ 99,8 mil. 

Solicitação 

A cadeira de rodas é uma ferramenta de auxílio para as Pessoas com Deficiência (PcD) e baixa locomoção, porém vários cidadãos não têm condições financeiras para comprar uma para si. Desta forma, o Governo do Amazonas tem disponibilizado a solicitação de forma gratuita por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa com Deficiência (SePcD) da Sejusc. 

A solicitação ocorre de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da SePcD localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul. No local, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. 

Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. O procedimento define qual tipo de cadeira será disponibilizada. O setor de benefício trabalha com quatro tipos de cadeiras: posturais, universais, monobloco e a dinâmica infantil.