Prefeito David Almeida inaugura novo píer turístico de Manaus

Batizado de píer turístico "Manaus 355", o empreendimento deve fomentar a economia da cidade, em especial, o setor de turismo
Manaus conta agora com um novo píer turístico (Foto: Divulgação/Semcom)

O novo píer turístico de Manaus foi inaugurado, neste domingo (09/06), pelo prefeito David Almeida. Localizado no Centro, no complexo do mirante Lúcia Almeida, no início da avenida Sete de Setembro, o espaço deverá movimentar toda a rede de atrações, embarques, desembarques, negócios, lazer e turismo na área central da capital amazonense. 

Batizado de píer turístico “Manaus 355”, o empreendimento faz parte do programa “Nosso Centro” e foi classificado pelo prefeito David Almeida como um “grande presente”, que vai fomentar a economia da cidade, em especial, o setor de turismo. 

“Nós estamos entregando o píer ‘Manaus 355’, em alusão aos 355 anos da cidade de Manaus, 117 anos depois do primeiro porto público entregue por uma administração. Por isso, estamos consolidando a nossa promessa de campanha de colocar Manaus de frente para o rio. Além dessa opção, nós temos a segunda concepção na Ponta Negra e estamos trabalhando para que, cada vez mais, nós possamos atrair mais turistas, dando assim uma oportunidade de emprego e renda para os operadores de turismo como uma opção de desenvolvimento da nossa cidade”, disse Almeida. 

Função 

De acordo com a Prefeitura de Manaus, o novo píer é uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e para atender pacotes fluviais no Centro e entorno. A construção da estrutura foi feita em um estaleiro na zona Oeste e envolveu um total de três frentes de obras, incluindo o porto, as pontes e as poitas. A estrutura também conta com 14 poitas para ancoragem.

“Quando a gente fala de potencial turístico de Manaus, se nós não tivermos a infraestrutura adequada, fica tudo no improviso. E é isso que a gente está hoje oferecendo, inaugurando para a cidade de Manaus. Isso é histórico”, reforçou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente. 

Construção

Conforme dados da Prefeitura de Manaus, o píer turístico foi levado até o mirante pelas águas do rio Negro, tendo um atracadouro principal e três pontes. O atracadouro flutuante mede 12 metros por 80 metros, pesando quase 300 toneladas.

A maior ponte tem 75 metros e 160 toneladas, e os outros dois flutuantes de apoio para a ligação do atracadouro têm as medidas de 18 metros por 12 metros, pesando 62 toneladas cada.

Toda a operação turística que envolve a hidrografia da Amazônia chegará e partirá deste píer turístico. Ele terá a função de dar um suporte adequado, com segurança e com conforto para as operações do turismo em Manaus, além da integração imediata ao mirante Lúcia Almeida e todas as atividades no largo de São Vicente. 

O “Manaus 355” passa a ser uma referência para o trade turístico voltado ao movimento da orla e todo o entorno da capital.