Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Após manifestação de professores da rede municipal, a Prefeitura de Manaus se pronunciou sobre os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Segundo a nota enviada pela prefeitura, 93% dos recursos foram gastos em pagamentos de folha de pessoal, e os demais 7% foram aplicados nas despesas operacionais das unidades escolares. Portanto, não haverá pagamento do abono aos profissionais da educação neste fim de ano por falta de recursos.
Durante a entrega da Central do Empreendedor, o prefeito de Manaus, David Almeida, foi questionado sobre a reivindicação dos educadores.
“Infelizmente, pela primeira vez, acontece isso: receber menos recursos no ano posterior do que o ano anterior e isso fez com que impactasse muito as nossas finanças. Nosso compromisso é pagar data base no momento certo, no momento adequado.”, disse David aos veículos de imprensa presentes.
A Prefeitura explicou o que fez com os recursos do Fundo: 73,3% foram destinados ao pagamento dos profissionais de Educação lotados nas unidades escolares e nas estruturas de apoio pedagógico, incluindo a atualização da data-base 2022/2023, evoluções funcionais, gratificação de produtividade dos servidores administrativos e pagamento das demais vantagens previstas e regulamentadas nos Planos de Carreira e Remuneração em vigor.
Os 20% restantes dos recursos investidos em pessoal foram utilizados com pagamentos de auxílio-transporte, auxílio-alimentação e pagamento dos demais profissionais da Educação lotados nas unidades administrativas. As informações foram disponibilizadas no Portal da Transparência.
Professores da rede pública de ensino municipal manifestaram em frente a sede da Prefeitura de Manaus, na manhã de quarta-feira (21/12), pedindo o pagamento do abono. De acordo com a classe, eles não foram avisados anteriormente pela Prefeitura de Manaus ou pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) que não haveria o pagamento neste ano.