Prefeitura de Manaus e IMMU desmentem fake news sobre radares

Por meio de nota divulgada na tarde desta sexta-feira (05/04), a Prefeitura de Manaus e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) desmentiram uma fake news relacionada a instalação de radares eletrônicos na capital amazonense, que tem sido espalhada por meio das redes sociais.

Segundo os órgãos, a lista de pontos de radares eletrônicos que tem sido compartilhada nas redes sociais é datada de 2014 e não é mais aplicável para o ano de 2024, tratando-se, portanto, de informação incorreta. “Tal lista está sendo erroneamente compartilhada em grupos de aplicativos de mensagens e redes sociais e já foi categorizada como fake news”, afirmou a Prefeitura de Manaus e o IMMU na nota.

No mês passado, o IMMU homologou o processo licitatório que vai instalar novos radares de velocidade em cinco avenidas de Manaus, são elas: Avenida do Turismo, Coronel Teixeira, Santos Dumont, Torquato Tapajós e Governador José Lindoso.

Estudo

Paralelamente, a Prefeitura de Manaus, por meio do IMMU, anunciou que está concluindo um estudo técnico voltado para a melhoria da segurança viária na capital, baseado nas estatísticas de acidentes com vítimas lesionadas e fatais. Este estudo visa a implantação de novos equipamentos de Gestão de Velocidade em pontos pré-estabelecidos, sendo o primeiro deles na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste.

A instalação dos dispositivos será feita conforme os resultados do estudo e será antecipadamente divulgada nos meios de comunicação e redes sociais, e devidamente sinalizada quando instalados, respeitando o Código de Trânsito Brasileiro, com avisos regulatórios de velocidade e informativos de fiscalização.

A Prefeitura de Manaus pede aos cidadãos que desconsiderem a lista e se informem por meio dos canais oficiais para quaisquer atualizações sobre o sistema de fiscalização eletrônica na cidade. Reiteramos o compromisso com a segurança no trânsito e com a transparência na comunicação com a população.