Programa da Suframa promove visita à Samsung para operadores de turismo

Os operadores de turismo ficaram impressionados com o que viram (Foto: Divulgação/Suframa)

Representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) dos estados de Minas Gerais, Piauí e Pernambuco visitaram, na quinta-feira (23/05), a fábrica da Samsung Eletrônica da Amazônia, localizada na avenida dos Oitis, no Distrito Industrial. A visita fez parte do programa “Zona Franca de Portas Abertas”, coordenado pela Suframa, que oferece visitas monitoradas às fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O grupo está em Manaus participando da segunda edição da Convenção de Turismo do Amazonas (Conta-AM), evento que reúne mais de mil agentes de turismo de diversos estados brasileiros. A convenção é organizada em parceria entre a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Amazonas (ABAV-AM), a Azul Viagem e a Azul Linhas Aéreas. Na quarta-feira (21/05), outro grupo de operadores de turismo visitou a fábrica de motocicletas do BMW Group, também em atividade promovida pelo Zona Franca de Portas Abertas.

Durante a visita à fábrica da Samsung, a equipe de comunicação da empresa explicou que a unidade de Manaus possui uma área de 128 mil metros quadrados, dividida em sete setores, e emprega 3,4 mil funcionários. Entre todas as fábricas da multinacional, a de Manaus é uma das duas classificadas como complexo produtivo. No local, são produzidos nove produtos acabados, incluindo smartphones, tablets, televisores e aparelhos de ar-condicionado, além de nove componentes, como controle remoto, baterias, prensa metálica e injeção plástica.

Os operadores de turismo ficaram impressionados com o que viram e expressaram a intenção de incluir visitas às fábricas do PIM em seus roteiros de viagem para Manaus. Jorge Leite, presidente da ABAV do Piauí, destacou a importância de mostrar aos turistas que produtos avançados são fabricados no Brasil.

“Dá para incluir como opção no pacote para Manaus, além do passeio pelo Encontro das Águas, por exemplo, um dia para visitar uma fábrica. É interessantíssimo tudo que vi aqui. A quantidade de emprego que é gerada, a tecnologia utilizada. É muito importante que as pessoas saibam que produtos avançados que compram são fabricados no Brasil. Também estava pensando em incluir nos pacotes lá para o Piauí as visitas nas duas fábricas de lá que são referências na fabricação de móveis”, relatou.

Francisco Tavares Júnior, proprietário da Júnior Lira Turismo, sediada em Pernambuco, relatou que estava surpreendido com o que presenciou durante a visita.

“Vi coisas que nunca tinha visto na vida. Vi robôs operando e se movimentando sozinhos. Achei muito interessante a interação entre a parte robótica com o ser humano. Gostei de saber que há tanta tecnologia e automação, mas que ainda assim é gerado muitos empregos”, observou, acrescentando que, quando retornar, pretende oferecer visitas à fábricas de Manaus a seus clientes.

Com informações da assessoria