Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Quatro prefeitos de cidades amazonenses que estão entre os 70 municípios na Amazônia mais desmatados vão tentar a reeleição no pleito deste ano. Uma reportagem divulgada pelo Brasil de Fato fez uma análise de toda a região e apontou 42 cidades dentro do panorama onde os gestores vão defender a permanência nos cargos.
De acordo com o levantamento, o MDB, União Brasil e PSD, partidos do espectro da política brasileira conhecido como “centrão”, governam 60 dessas cidades. No Amazonas, três prefeitos que tentarão a reeleição são do União Brasil (UB) e um do Partido Social Democrático (PSD).
NOVO APURINÃ (AM) – Jocione Souza (UB)
CANUTAMA (AM) – Zé Roberto (UB)
HUMAITÁ (AM) – Dedei Lobo (UB)
MANICORÉ (AM) – Lúcio Flávio (PSD)
Entre os 70 municípios mais desmatados na Amazônia estão nove cidades amazonenses. Além de Novo Aripuanã, Canutama, Humaitá e Manicoré estão ainda Apuí, Boca do Acre, Itapiranga, Maués e Lábrea. No entanto, nas últimas quatro cidades os gestores não tentarão a reeleição.
O levantamento foi publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, através da Portaria 839, de 9 de novembro de 2023, pelo programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia.
Os municípios foram monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que utilizou dados do Deter, programa desenvolvido como um sistema de alertas para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal.