Quatro prefeitos de municípios do AM entre os mais desmatados do Brasil tentarão a reeleição

Os quatro prefeitos vão tentar a reeleição em suas respectivas prefeituras (Foto: Reprodução)

Quatro prefeitos de cidades amazonenses que estão entre os 70 municípios na Amazônia mais desmatados vão tentar a reeleição no pleito deste ano. Uma reportagem divulgada pelo Brasil de Fato fez uma análise de toda a região e apontou 42 cidades dentro do panorama onde os gestores vão defender a permanência nos cargos.

De acordo com o levantamento, o MDB, União Brasil e PSD, partidos do espectro da política brasileira conhecido como “centrão”, governam 60 dessas cidades. No Amazonas, três prefeitos que tentarão a reeleição são do União Brasil (UB) e um do Partido Social Democrático (PSD).

Confira quem são os prefeitos do AM que tentarão se manter no poder:

NOVO APURINÃ (AM) – Jocione Souza (UB)

CANUTAMA (AM) – Zé Roberto (UB)

HUMAITÁ (AM) – Dedei Lobo (UB)

MANICORÉ (AM) – Lúcio Flávio (PSD)

Entre os 70 municípios mais desmatados na Amazônia estão nove cidades amazonenses. Além de Novo Aripuanã, Canutama, Humaitá e Manicoré estão ainda Apuí, Boca do Acre, Itapiranga, Maués e Lábrea. No entanto, nas últimas quatro cidades os gestores não tentarão a reeleição.

O levantamento foi publicado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, através da Portaria 839, de 9 de novembro de 2023, pelo programa União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais na Amazônia.

Os municípios foram monitorados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que utilizou dados do Deter, programa desenvolvido como um sistema de alertas para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal.