Rússia avança sobre novos territórios ucranianos e amplia vantagem na guerra

Putin fez questão de destacar os recentes êxitos das forças russas na Ucrânia

Brasil de Fato – A Rússia anunciou na última quarta-feira, dia 15, que assumiu o controle de novos territórios ucranianos na direção de Kharkov, uma das maiores cidades do país. As Forças Armadas da Ucrânia reconheceram o recuo de suas tropas na parte leste do território, alegando que o motivo foi “salvar a vida dos militares e evitar perdas”.

O avanço russo aconteceu dois dias depois que o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que Andrei Belousov será o novo ministro da Defesa do país, substituindo Serguei Shoigu, que estava no cargo havia 12 anos. Em reunião que oficializou a formação do novo gabinete presidencial, na última quarta-feira (13), Putin fez questão de destacar os recentes êxitos das forças russas na Ucrânia.

“Nossas tropas estão constantemente, todos os dias, melhorando suas posições em todas as direções”, declarou o líder russo.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por sua vez, admite o momento extremamente difícil da defesa das forças ucranianas no campo de batalha e pediu mais ajuda militar do Ocidente. 

“Precisamos de uma aceleração notável dos fornecimentos. Agora passa muito tempo entre o anúncio dos pacotes e o aparecimento real das armas na linha de frente. É importante agilizar a implementação das decisões e da logística”, disse Zelensky.