Seis dos sete candidatos a prefeito de Manaus participam de debate na Band TV nesta quinta-feira (07/08)

O primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de Manaus, oficializados em convenções partidárias no último fim de semana, será realizado nesta quinta-feira (08/08), na Band TV, a partir das 21h30. Cinco postulantes ao cargo confirmaram presença e um conseguiu uma decisão judicial para participar do embate.

Todos os cinco convidados, Amom Mandel (Cidadania), David Almeida (Avante), Roberto Cidade (União Brasil), Marcelo Ramos (PT) e Alberto Neto (PL), confirmaram presença. Gilberto Vasconcelos (PSTU) e Wilker Barreto (Mobiliza) não foram convidados por falta de representatividade de seus partidos no Congresso Nacional, critério adotado pela emissora.

No entanto, a equipe jurídica de Wilker entrou na justiça e obteve decisão favorável para que ele participe. A decisão é do juiz Roberto Santos Taketomi, da 32ª Zona Eleitoral de Manaus, que considera a necessidade de oferecer tratamento igualitário a todos os pré-candidatos, conforme estabelece o artigo 36-A da Lei 9.504/1997, que regula a participação em debates.

O juiz ressaltou que a exclusão de Wilker Barreto prejudicaria a equidade do processo eleitoral, privando-o da oportunidade de apresentar suas propostas. Em caso de descumprimento da decisão, a Band Amazonas está sujeita a multa de R$ 25 mil.

Segundo o editor-chefe da Band Amazonas, Neto Cavalcante, a emissora vai a decisão judicial sobre a participação de Wilker. O formato deve ser reformulado para recebê-lo. Já sobre Gilberto, ele informou que o candidato participará de entrevistas nos principais noticiários da TV.

A reportagem entrou em contato com a equipe de comunicação de Gilberto Vasconcelos para verificar se houve algum pedido na Justiça para ele possa participar do debate. Fomos informados que o candidato ainda não deu entrada com o pedido judicial.

O debate será transmitido pelos canais 13.1 e 518 (NET), 413 (SKY TV) e pela rádio BandNews Difusora 93.7FM.