Suframa conhece projetos de inovação tecnológica do INDT

A Suframa realizou, nesta segunda-feira (15/04), uma visita técnica ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), localizado na rua José Moacir Teberga de Toledo, 1.520, no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus. A visita foi para conhecer os principais projetos e iniciativas desenvolvidos pelo instituto em prol da inovação tecnológica da Amazônia e, como Unidade Embrapii, as possibilidades de acesso a recursos não reembolsáveis para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

A comitiva da Suframa foi recepcionada pela direção do INDT, composta pelo diretor-executivo, Geraldo Feitoza; pelo Head de Desenvolvimento de Negócios, Marx Menezes; pela consultora, Cláudia Assef; pela diretora de Inovação e Transformação Digital, Luana Lobão; pelo diretor de Tecnologia e Inovação, Mitsuo Takeno; e pelo gerente de Projetos, Marcel Gonçalves.

Perfil

Fundado em 2001 pela Nokia, o INDT passou a atuar a partir de 2013 como centro de PD&I da Microsoft. Em 2016, tornou-se uma instituição independente, mantendo-se como um dos maiores centros de PD&I do Brasil. O INDT se destaca por sua atuação diversificada ao oferecendo soluções nas áreas de Software, Hardware & Firmware, Comunicação e Redes, Manufatura Avançada, Veículos Autônomos e Robótica, Materiais e Química, e BioTech,

Com 23 anos de existência, o INDT está prestes a completar dois anos em sua nova sede, localizada numa área de 5 mil metros quadrados e equipada com uma infraestrutura moderna. Atualmente, conta com 261 colaboradores, entre efetivos e estagiários, e já produziu 51 trabalhos científicos de relevância.

Conforme os diretores, o instituto atua fortemente com rede 5G em projetos de automação avançada, abrangendo áreas como biotecnologia, comunicação e redes, e materiais. Suas competências incluem Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Realidade Aumentada, Robótica e Automação, demonstrando o compromisso do INDT com a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Em termos de capacitação, o INDT investe na formação de profissionais, oferecendo treinamentos aplicados em Gestão, Inovação, Tecnologias e Indústria 4.0.

Dentre os projetos destacados na visita estão os relacionados ao desenvolvimento de sistemas direcionados à área de saúde e gestão hospitalar com foco nos pacientes, como o Sistema Clínica Digital cuja disponibilidade é gratuita para as secretarias municipais de saúde e prefeituras da região. Outro projeto com grande potencial de impacto para a região é o Rabeta Elétrica, projeto da Solaris em parceria com o INDT.

“Além de fortalecer os laços institucionais com o INDT, essa visita é uma forma da Suframa demonstrar apoio e reforçar a importância dos institutos de ciência e tecnologia que atuam no fortalecimento ecossistema de inovação na região”, explicou o superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva.

A visita técnica da Autarquia também contou com a presença do superintendente-adjunto Executivo Luiz Frederico Aguiar, o superintendente-adjunto de Projetos Leopoldo Montenegro, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico Waldenir Vieira, o superintendente-adjunto de Administração Carlito Holanda, e o gerente de Projetos Ozenas Maciel.