Suframa dá início a terceira edição de integração e capacitação para servidores de unidades regionais 

Ao todo, 11 servidores participam do encontro, que vai até o dia 28 de junho

Teve início, nesta segunda-feira (17/06), a terceira edição das “Semanas de Integração e Capacitação dos servidores das Regionais”, na sede da Suframa, em Manaus. A programação objetiva fortalecer a integração regional e aprimorar o conhecimento dos servidores da Suframa lotados nas unidades regionais da área de abrangência da Autarquia, nos estados do Acre, Roraima, Rondônia e Amapá, por meio de palestras e treinamentos sobre temas estratégicos. 

Ao todo, 11 servidores participam do encontro, que vai até o dia 28 de junho. “As atividades realizadas aqui na sede com os servidores das unidades regionais, durante estas semanas,  têm como principal objetivo capacitá-los sobre os diversos setores e operações da Autarquia, além de aproximá-los, destacando a importância do trabalho de cada um para a existência da Suframa na nossa região”, salienta o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva.

A abertura do evento foi realizada pelo superintendente-adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, e pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira.  

Frederico falou sobre a importância da atividade para a Zona Franca de Manaus, destacando que ela é essencial para as Áreas de Livre Comércio (ALCs) e para a Amazônia Ocidental. “O objetivo é aproximar os servidores das regionais com a sede e tornar as regionais uma representação efetiva da Suframa nos estados da Amazônia Ocidental e Amapá”, afirmou Aguiar. “Queremos que a nossa participação seja mais forte e presente, do ponto de vista da política pública, da lei de informática, da política industrial e dos incentivos fiscais que administramos com o comércio”, complementou. 

Programação 

Após a abertura, os servidores tiveram duas palestras, a primeira sobre a reforma tributária e reflexos sobre a atuação da Suframa, e a segunda sobre Integridade. Pela tarde, a programação é dedicada à integração com os servidores das unidades da sede da Autarquia, que se estende pelos próximos dias. “A primeira semana é voltada para a integração, onde os servidores vão conhecer várias unidades estratégicas, trocar contatos e entender o que essas unidades fazem”, explicou Aguiar. Além disso, está prevista na sexta-feira (21) uma visita ao Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). 

A segunda semana é focada nas atividades de capacitação e aprimoramento de conhecimentos técnicos. Entre os temas, estão a política da Lei de Informática e das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), os incentivos fiscais da Suframa, o Processo Produtivo Básico (PPB) e a industrialização com matéria-prima regional.  

Aguiar acrescentou que os servidores participarão de visitas técnicas, além do DAS. “Eles irão conhecer a Fundação Paulo Feitosa, e uma fábrica do polo industrial de Manaus, a BIC. Também está prevista uma visita ao Comando Militar da Amazônia, para conhecer a parte histórico-cultural”, afirmou.  

Participantes 

O grupo que participa da terceira edição das “Semanas de Integração e Capacitação dos servidores das Regionais”, em Manaus, é composto pelos servidores:  Valdenir Ferreira Costa, da ALC de Cruzeiro do Sul, no Acre; William Da Silva Barros, da coordenação regional de Rio Branco, no Acre; Helder Arcângelo de Sá Miranda e Nelia Coutinho de Almeida, da ALC de Macapá/Santana, no Amapá; Lourival de Araújo, da ALC de Guajará-Mirim, em Rondônia; Francisca Verlânia de Souza e Maria Luzia Novo Sampaio, da coordenação regional de Vilhena, em Rondônia; Luciano Francisco Gomes Serafim e Charles Adriano Miranda de Freitas, da coordenação regional de Porto Velho, em Rondônia; e Cristino Alves Damasceno e Eliel dos Santos Silva, ambos da coordenação regional de Boa Vista, em Roraima.