Suframa recebe nova cônsul-geral do Peru para debater fortalecimento das relações comerciais

Cônsul-geral do Peru em Manaus, Cláudia Lapeyre (de vestido vermelho), foi recebida por representantes da Suframa liderados pelo superintendente Bosco Saraiva (Foto: Divulgação/Suframa)

O fortalecimento das relações comerciais e administrativas entre a área incentivada da Zona Franca de Manaus (ZFM) e o Peru ficou no centro da reunião realizada, nesta segunda-feira (12/08), entre o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e a nova cônsul-geral do Peru na capital amazonense, Cláudia Lapeyre. O maior destaque foi para projetos logísticos que poderão trazer benefícios socioeconômicos para ambas as regiões.

“Queremos estreitar cada vez mais as relações a partir dos acordos bilaterais que já existem e de outros que estão em evolução em razão de novos movimentos como a facilitação de rotas logísticas e a inauguração de novos portos no Peru”, afirmou Bosco Saraiva.

Por sua vez, a cônsul-geral do Peru em Manaus, que assumiu o posto em 1º de julho deste ano e fez a sua primeira visita oficial à Suframa, destacou que a reunião foi proveitosa. Segundo ela, há um grande interesse do Brasil e do Peru de fomentar as relações comerciais entre ambas as partes.

“Podemos, sobretudo, aproveitar os acordos comerciais que já existem e criar novos para benefícios das populações dos dois países. Podemos também discutir o aproveitamento da enorme produção da área da Suframa com os novos portos que se abrirão no Peru e que oferecerão uma grande oportunidade de comércio com a Ásia”, destacou Cláudia Lapeyre.

O Consulado Geral do Peru em Manaus tem jurisdição nos Estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.

Além de Bosco Saraiva, participaram da reunião o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, e a chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores na Região Norte, ministra Maria Deize Camilo.