Suframa visita Daikin e conhece inovações da empresa centenária

A Daikin é uma das líderes globais no setor de HVAC

A Suframa realizou, nesta quarta-feira (19/06), uma visita à fábrica da Daikin Ar Condicionado Amazonas, localizada na rua do Luso, no bairro Tarumã Açu, zona Oeste. A empresa japonesa, que celebra 100 anos em 2024 e é referência mundial no segmento de ar-condicionado, mostrou o processo produtivo e as tecnologias implementadas em Manaus.

Fundada em 1924, em Osaka, a Daikin é uma das líderes globais no setor de HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado), contando com cerca de 100 mil colaboradores distribuídos por cinco continentes. No Brasil desde 2011, a multinacional japonesa emprega mais de 400 colaboradores e possui uma linha de produção que abrange desde unidades residenciais até industriais. A empresa também fabrica fluído refrigerante, filtro de ar e compressor, com 91% de suas atividades focadas em soluções de ar-condicionado.

A decisão estratégica de investir em Manaus foi tomada em 2013, com o início das operações em 2014. Atualmente, a unidade manauara da Daikin conta com 249 colaboradores diretos. Em todo o país, a Daikin possui um escritório em São Paulo, e showrooms no Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, São Paulo e Brasília, além de três Centros de Treinamento em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, que já capacitaram mais de 11 mil técnicos.

A equipe da Suframa foi recepcionada pelo presidente da Daikin Manaus, Masaru Kawakubo; pelo gerente de Compras e Importação, Alexandre Uehara; pela coordenadora de Engenharia e Garantia, Fernanda Yakushijin; e pelo Head de Advocacy e Relações Institucionais Mercosul da Daikin Latin America Operations, Leonardo Genofre.

A comitiva da Suframa foi composta pelo superintendente em exercício, Luiz Frederico Aguiar; pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Waldenir Vieira; pelo superintendente-adjunto de Administração substituto, Leonardo Perdiz; pelo coordenador de Comunicação, Isaac Junior; e pelo gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel.

Durante a visita, os representantes da Suframa tiveram a oportunidade de conhecer de perto as operações da fábrica, que mantém um estoque com mais de 57 mil peças e tem projeção de crescimento no mercado nacional, incluindo projetos voltados para a geração de créditos de carbono. A Daikin tem investido continuamente em tecnologias de alta eficiência energética e baixo impacto ambiental, alinhando-se às necessidades contemporâneas de sustentabilidade.

A visita reforçou o interesse mútuo pelo fortalecimento da relação entre a Suframa e a Daikin, tendo em vista o desenvolvimento econômico e tecnológico da região. “A Daikin é um exemplo de como a Zona Franca de Manaus pode atrair empresas inovadoras e de alta tecnologia, contribuindo para a diversificação e o crescimento sustentável da economia local. A Autarquia está à disposição para colaborar com quem demonstra compromisso com o crescimento da região”, destacou Luiz Frederico Aguiar.

Com informações da assessoria