Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
A Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordos de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) anunciou que o transporte de grãos pelo rio Madeira foi suspenso, desde quarta-feira (25/09), por conta da seca severa.
O rio Madeira é um importante corredor hidroviário para escoar produtos do oeste do Mato Grosso e Rondônia até os terminais de exportação do Amazonas. Segundo o Anuário Agrologístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os portos do chamado Arco Norte, que incluem Barcarena (PA), Itaqui (MA), Santarém (PA) e Itacoatiara (AM), entre outros, responderam por 33,8% das exportações de soja do Brasil em 2023 e por 42,5% dos embarques totais de milho brasileiro no ano passado.
Os rios da região, que vêm ganhando importância nos embarques do maior exportador de soja do mundo, também tiveram redução do nível das águas em 2023, mas com maior força a partir de setembro, e não desde agosto como em 2024.
A situação, que eleva custos do setor exportador obrigado a desviar cargas para o Sul/Sudeste, demonstra um agravamento da seca. Desde junho, o sistema registra níveis abaixo da normalidade do rio Madeira. A situação impacta o abastecimento de água para comunidade, afeta a geração de energia e causa prejuízos ao transporte fluvial.