Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
A lista tríplice feita pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) para ocupar uma vaga de juiz substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), da classe reservada aos advogados, para o biênio 2025/2027, está na pauta de julgamento desta terça-feira (20/08) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro André Mendonça é o relator do processo 0600081-40.2024.6.04.0000.
A vaga será deixada pelo juiz Pedro de Araújo Ribeiro. Os advogados Maria Auxiliadora dos Santos Benigno, Adriana Lo Presti Mendonça e Fábio Nunes Bandeira de Melo foram os mais votados em fevereiro deste ano para compor a lista e concorrem à vaga. Os três tiveram toda documentação e o currículo avaliados durante o processo.
Maria Auxiliadora dos Santos Benigno teve 20 votos), Fábio Nunes Bandeira de Mello – 16 votos e Adriana Lo Presti Mendonça – 13 votos.
Maria Benigno é uma das mais experientes, atuando como advogada eleitoral há mais de uma década. Esta não é a primeira vez que ela concorre à vaga. Na última lista, ela acabou sendo deixada de fora da disputa.
Em 2023, Fabrício Frota Marques foi reconduzido ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele já havia sido escolhido por Jair Messias Bolsonaro, em 2021, mesmo ficando em segundo lugar na eleição feita pelo judiciário do Amazonas.
Naquela ocasião, Adriana Mendonça, que concorre novamente a vaga agora, recebeu 19 votos contra 13 de Marques. Ainda assim ela, que ja foi ex-vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), não foi escolhida por Bolsonaro.
Já Fábio de Melo é um advogado bastante conhecido no Estado e é dono da empresa Bandeira de Mello & Barbirato Advogados