Xadrez: Eduardo Mesquita vence o Primeiro Memorial Blitz Alexandre Gonçalves em Manaus

O torneio contou com um bom número de participantes e isso contribuiu bastante para o nível técnico

O Primeiro Memorial Blitz Alexandre Gonçalves 2024 reuniu 37 grandes jogadores dos estados do Amazonas, Roraima, Alagoas e São Paulo na Sala de Xadrez da Federação Amazonense de Xadrez (FAX), na rua Maceió, nº 686, altos, no bairro Adrianópolis, em Manaus, durante a terça-feira de Carnaval.

A disputa obedeceu ao sistema suíço em 13 rodadas e foi válida para rating (pontuação que mede a força do jogador) da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e The International Chess Federation (FIDE). Eduardo Barbosa Mesquita do Amazonas foi o grande campeão do torneio que homenageou o enxadrista português Alexandre Gonçalves, precursor da modalidade no Estado. O segundo lugar foi ocupado por outro atleta amazonense, MF Andrey Neves. Já o terceiro lugar ficou com o CM Victor Gabriel, que é amazonense, mas joga atualmente pelo estado de Roraima. O torneio garantiu premiação em dinheiro para os três primeiros lugares.

De acordo com o Diretor Técnico da FAX, Alan Nascimento Teixeira, o torneio contou com um bom número de participantes e isso contribuiu bastante para o nível técnico.

“Foi um torneio fortíssimo, na modalidade blitz, onde cada jogador teve 3 minutos e 2 segundos por lance efetuado para jogar a partida inteira. Contamos com a participação de grandes atletas do xadrez, incluindo um Mestre Fide, um candidato a Mestre, oito Mestres Nacionais e uma Mestre Nacional Feminina. Além dos mestres, tivemos a participação dos campeões brasileiros dos Jogos Escolares Brasileiros, MN Suan Lira e Williams Teles. O MN Suan Lira também ganhou o campeonato brasileiro na categoria 14 anos e representou o Brasil no Mundial da categoria, realizado na Itália”, disse Alan Teixeira – que foi o árbitro dá competição.

Desde a fundação da FAX, o Amazonas já teve 15 campeões absolutos. Cinco deles participaram do Primeiro Memorial Blitz Alexandre Gonçalves 2024.

Próximo encontro da modalidade

Conforme o mestre nacional e presidente da FAX, Rudson Peixoto, esse foi o primeiro evento do calendário da FAX que este ano foi divulgado com bastante antecedência para que os enxadristas possam se preparar para os torneios previstos em 2024. O próximo encontro já está marcado para acontecer nos dias 24 e 25 de fevereiro. O Festival Amazonense da Criança 2024 (FAMAC) que será realizado na sala da Federação no ritmo STD 30 + 30 e conta como o campeonato amazonense de categorias sub-08, sub-10 e sub-12 anos.

“Teremos eventos inéditos na região, como por exemplo o Campeonato Brasileiro de xadrez Rápido e Blitz aqui em Manaus, um evento que está sendo realizado pela primeira vez na Região Norte e, em outubro, vamos ter o Manaus Chess Open, que vai chegando em sua 3ª edição, consolidando a participação do Norte no cenário do Xadrez no Brasil, na América Latina e no mundo”, destacou Rudson Peixoto.

Calendário

No início de março, nos dias 02 e 03/03, acontece o Festival Amazonense da Juventude (FAMAJ), para competidores sub-14. sub-16 e sub-18. Entre as principais competições confirmadas no calendário da federação em 2024, estão o V Torneio Clássico – Paulo Chess Coach 2024, nos dias 29, 30 e 31 de março; o I FAX FIDE 2024, entre 12 a 14 de abril; o I Memorial Blitz Carlos Refalefsky 2024, em 4 de maio; o VI Torneio Clássico – Paulo Chess Coach 2024, de 21 a 23 de junho. Em julho, acontece o Campeonato Brasileiro Rápido e Blitz Absoluto, na capital amazonense, nos dias 19, 20, e 21. Em outubro, há ainda o aguardado Manaus Chess Open, entre os dias 11 a 17.

Com informações da assessoria