Simpósio na Ufam vai debater sobre a questão palestina na sexta-feira (12/01)

Evento abordará o tema “Genocídio e desumanização do Povo Palestino: Direitos Humanos e Direito Internacional no contexto da intensificação dos ataques na Palestina ocupada” e é aberto ao público
Manaus teve manifestações pelo fim da ocupação militar israelense na Palestina (Foto: Anwar Assi)

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Campus Manaus, sediará, na próxima sexta-feira (12/01), um simpósio que terá como tema “Genocídio e desumanização do Povo Palestino: Direitos Humanos e Direito Internacional no contexto da intensificação dos ataques na Palestina ocupada”. O evento, que é aberto ao público em geral, visa gerar uma reflexão sobre o genocídio em curso na Palestina desde 1948, com a implantação do Estado de Israel em terras palestinas, e seus impactos sobre os povos nativos da região.

O simpósio é organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufam e conta com o apoio da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal) e da Sociedade Árabe Palestina do Amazonas. Entre os palestrantes convidados estão: o presidente da Fepal, Ualid Rabah, o presidente da Sociedade Árabe Palestina do Amazonas, Mamoun Imwas, a representante da Juventude Árabe Palestina do Amazonas, Sâmia Saleh, a escritora Umaya Ismael Rosenwald, o jornalista Anwar Assi, a professora de História da Ufam, Gleice Oliveira, a professora da Faculdade de Educação da Ufam, Gisele Sifroni, e da professora do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado em “Constitucionalismo e Direitos na Amazônia”, da Ufam, Caroline Barbosa Contente Nogueira.

“Gostaria de convidar a sociedade em geral e a comunidade acadêmica da Ufam para participar do simpósio que ocorrerá no dia 12 de janeiro sobre a questão palestina. O evento visa promover o diálogo sobre essa questão, contribuindo de forma significativa para a conscientização e a defesa dos direitos humanos, uma vez que nós nos opomos as violações dos direitos humanos e o desrespeito às leis internacionais que vêm ocorrendo na Palestina, não somente a partir do dia 7 de outubro, mas há décadas. O simpósio tem importância uma vez que abordará essa questão, tanto da perspectiva de vivência como da perspectiva acadêmica, quando especialistas sobre o assunto compartilharão experiências a fim de elucidar os crimes de Israel contra os palestinos há mais de 75 anos”, disse a presidente do DCE-Ufam, Rita Vieira.

Imprensa

Um dos focos do simpósio da Ufam será o debate sobre a cobertura da imprensa mundial e brasileira sobre os episódios que envolvem os conflitos no Oriente Médio, de modo geral, principalmente na Palestina e no Líbano.

Para falar sobre o assunto, foi convidado o premiado jornalista amazonense de origem libanesa, Anwar Assi, que tem raízes no Oriente Médio, onde já morou, e tem profundo conhecimento sobre a política da região. Segundo ele, para além do conflito armado, há uma outra guerra em curso: a da desinformação sobre o que ocorre em locais como Palestina e Líbano, com o intuito de favorecer a ocupação israelense e a presença militar dos Estados Unidos em vários países do Oriente Médio, como o Iraque e a Síria.

“É tão importante, neste momento, conter não só a escalada do conflito no Oriente Médio, mas também interromper a máquina de propaganda e restabelecer a verdade dos fatos. O jornalismo tem um papel fundamental nessa desconstrução e trazer essa temática para o simpósio é de extrema importância”, destacou Anwar Assi, que, atualmente, integra a equipe do portal Panorama Real.

A comunidade Árabe residente em Manaus e demais movimentos sociais e estudantis têm se unido em prol do povo palestino. A capital amazonense foi palco também de duas grandes manifestações em defesa da Palestina, que tomaram as ruas do Centro da cidade denunciando os crimes contra a humanidade cometidos por Israel

Simpósio

O Simpósio inicia às 13h30 e segue até às 19h. O ponto de encontro é o auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES/Ufam). A inscrição gratuita pode ser feita por meio digital, no site https://www.even3.com.br/simposiodceufam/

Os estudantes que participarem do evento terão direito a certificado com 10 horas complementares.

Palestrantes

Anwar Assi

Jornalista com mais de 20 anos de atuação no jornalismo. Começou a atuar na área em 2003, quando se graduou em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu (USJT) de São Paulo. Possui pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e em Comunicação Empresarial e Marketing pela Uninorte.

Trabalhou em jornais do Amazonas, como o A Crítica e o Amazonas Em Tempo, onde ganhou vários prêmios jornalísticos, com destaque para três prêmios Sebrae de Empreendedorismo. Foi finalista em outras premiações, colaborou com jornais do Líbano e sites de notícias de expressão nacional no Brasil. Além de veículos de comunicação, tem um longo trabalho na área de assessoria de comunicação, trabalhando em órgãos do Governo do Amazonas, como a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), onde ganhou um prêmio como um dos melhores Ouvidores do Estado.

É referência no Estado para falar de assuntos de Geopolítica, especialmente sobre o Oriente Médio, onde possui raízes. Ao longo de sua carreira, proferiu várias palestras, escreveu artigos e concedeu entrevistas para veículos de comunicação do Amazonas, do Brasil e de países como Estados Unidos, Rússia, Líbano, Irã e Arábia Saudita, entre outros. Por conta de seu trabalho de excelência ao longo de duas décadas, Anwar Assi recebeu moções de Parabenização e Aplausos do Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Caroline Barbosa Contente Nogueira

Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado em “Constitucionalismo e Direitos na Amazônia”, da Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta Faculdade de Direito, da Universidade Federal do Amazonas (FD/UFAM), Departamento de Direito Público. Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), com estágio doutoral em Antropologia Jurídica (Doutorado Sanduíche/PDSE-CAPES) no Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (Ciesas), México, Distrito Federal. Mestra em Direito Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas (2012). Graduada em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (2009). Atua nas áreas de Direito Socioambiental e Direitos Humanos, Direito dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, Antropologia e Sociologia Jurídica, Direito do Estado, Teoria Política e Constitucional.

Gisele Cardoso

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Possui graduação em Pedagogia, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). É mestre e doutora em Ciência pelo Programa de Integração da América Latina, na Universidade de São Paulo (USP). Atua na área de educação, com ênfase em educação e a formação econômica-social latino-americana, educação escolar e a influência do padrão de reprodução do capital nas políticas educacionais.

Gleice Antonia de Oliveira

Graduada pela Universidade Federal do Amazonas UFAM, mestra pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo .

Mamoun Imwas

Empresário e Presidente da Sociedade Árabe Palestina do Amazonas

Samia Walid Ali Saleh

Graduanda do curso de Medicina e vice-diretora da Juventude Árabe Palestina do Amazonas.

Ualid Rabah

Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal)

Umaia Farid Ismail Rosenwald

Empresária, terapeuta e ufóloga. Manauara, filha de palestino, morou na Palestina na adolescência e foi presidente da Associação de Jovens Árabes-Palestinos do Amazonas na década de 1990. Cursou Ciências Sociais na Ufam, e Terapia Quântica no Instituto Neuro-Quantum. É autora de dois livros e possui um programa semanal ufológico no YouTube no canal @UmaiaIsmail. É criadora da página @Paz na Palestina no facebook e YouTube.