Adjuto Afonso denuncia negligência por parte de empresa gestora do hospital de Lábrea

Falta de equipamentos, escassez de medicamentos e atraso no pagamento dos funcionários são algumas das principais denúncias que apontam para a negligência em hospital de Lábrea
Adjuto Afonso denuncia negligência em hospital de Lábrea (Foto: Ney Xavier/Aleam)

Falta de equipamentos, escassez de medicamentos e atraso no pagamento dos funcionários são algumas das principais denúncias que apontam para a negligência que tem ocorrido no Hospital Regional de Lábrea (a 852 quilômetros de Manaus). O descaso na unidade hospitalar chegou a ser abordado na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante o pronunciamento do deputado Adjuto Afonso (União Brasil), que cobrou da Positivo, empresa que assumiu a operação do hospital, a imediata regularização de produtos e serviços que estão em falta, prejudicando o atendimento à população.

“A prefeitura entregou esse hospital para o governo, que contratou uma OSS (Organização Social de Saúde), que não está atendendo de forma eficiente a população de Lábrea. Os 50 funcionários estão sem receber, a OSS está recebendo recurso do governo e não está pagando os profissionais. Essa semana me informaram que não tinha nem bateria para colocar no medidor de pressão. A população está saindo de Lábrea para fazer exame em Humaitá (a 1.101 quilômetros de Manaus)”, afirmou o parlamentar.

Segundo Adjuto, a situação do hospital em Lábrea chegou ao seu conhecimento por meio de denúncias feitas pelo prefeito do município, Gean Barros (MDB), por vereadores e de amigos que moram na cidade, além do prefeito de Humaitá, Dedei Lobo (PSC), que também está preocupado com a demanda crescente de saúde no seu município.

Conforme informações da assessoria, o parlamentar deverá solicitar à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) que inclua no Conselho de Saúde um membro da Comissão de Saúde da Aleam, para que a Casa Legislativa acompanhe de forma mais incisiva a área de saúde no Estado.

A reportagem do Panorama Real não obteve sucesso em falar com a Positivo. Tão logo a empresa se manifeste, a matéria será atualizada.

Barcelos

Já em Barcelos (a 401 quilômetros de Manaus), o deputado Adjuto Afonso participou da reinauguração do Hospital Geral Nazaré Lacerda Chaves, que foi reformado, também, com recursos vindos de emenda apresentada pelo parlamentar.

Segundo ele, a unidade hospitalar foi ampliada e equipada com material de primeira qualidade. “A reforma foi possível com emenda de minha autoria, que quando é aplicada de forma responsável, realmente serve para a população e saúde é sempre prioridade”, disse Adjuto Afonso.

Por sua vez, o prefeito Edson Mendes (MDB) destacou a parceria entre governo e prefeituras do interior. “Em nome do povo de Barcelos, governador Wilson Lima, gostaríamos de agradecer pela emenda, pela ajuda. O hospital é uma grande realidade em nossa cidade graças a sua sensibilidade numa demonstração clássica de parceria entre Governo do Estado e prefeitura”, disse Mendes.