Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Expediente
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Nos próximos meses de setembro e outubro, será realizada a Campanha de Vacinação contra Influenza em toda a região Norte, com a meta de imunizar um total de 1.758.343 pessoas só no Amazonas. Para alcançar esse objetivo, o Ministério da Saúde já abasteceu o Estado com 521.800 doses da vacina contra a influenza, conforme informou, nesta terça-feira (20/08), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Segundo o órgão, as vacinas serão distribuídas aos 62 municípios amazonenses. A previsão é que a campanha de vacinação contra a influenza seja realizada entre 2 de setembro e 26 de outubro, com um “Dia D de mobilização contra a Influenza” marcado inicialmente para o próximo dia 28 de setembro.
Conforme a gerente do Programa Estadual de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, a vacina será oferecida gratuitamente nas unidades básicas de saúde. “Quanto mais pessoas forem imunizadas, maior será a proteção contra as formas graves da Influenza, que, em casos extremos, pode levar ao óbito”, alertou ela, ao ressaltar que a vacinação é o método mais eficaz para prevenir doenças infecciosas.
Grupo prioritário
De acordo com a FVS-RCP, a vacina contra a influenza será destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, profissionais de saúde e educação, idosos, população indígena, e pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores dos transportes coletivos, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema privado de liberdade. A meta é vacinar 90% do grupo prioritário.
“Os Estados da região Norte têm um calendário diferenciado e a vacina contra a Influenza é disponibilizada antes do início do período chuvoso, quando geralmente há um aumento nos casos de gripe”, afirmou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Para a vacinação, a FVS-RCP recomenda:
– Carteira de Vacinação: Leve sua carteira de vacinação, se você tiver uma, para registrar a nova vacina e identificação das vacinas anteriores por parte da equipe de saúde.
– Documento de Identidade: Apresente um documento oficial com foto, como RG, CPF, CNH ou passaporte.
– Cartão do SUS: Leve o Cartão Nacional de Saúde – Cartão do Serviço Único de Saúde (SUS). Se você não tiver um, pode solicitar no posto de saúde.