AM recebe mais de 520 mil doses da vacina contra influenza

Doses são para campanha que visa imunizar mais de 1,7 milhão de pessoas no Estado
Doses da vacina contra influenza já chegaram ao Amazonas (Foto: Divulgação/FVS-RCP)

Nos próximos meses de setembro e outubro, será realizada a Campanha de Vacinação contra Influenza em toda a região Norte, com a meta de imunizar um total de 1.758.343 pessoas só no Amazonas. Para alcançar esse objetivo, o Ministério da Saúde já abasteceu o Estado com 521.800 doses da vacina contra a influenza, conforme informou, nesta terça-feira (20/08), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Segundo o órgão, as vacinas serão distribuídas aos 62 municípios amazonenses. A previsão é que a campanha de vacinação contra a influenza seja realizada entre 2 de setembro e 26 de outubro, com um “Dia D de mobilização contra a Influenza” marcado inicialmente para o próximo dia 28 de setembro.

Conforme a gerente do Programa Estadual de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, a vacina será oferecida gratuitamente nas unidades básicas de saúde. “Quanto mais pessoas forem imunizadas, maior será a proteção contra as formas graves da Influenza, que, em casos extremos, pode levar ao óbito”, alertou ela, ao ressaltar que a vacinação é o método mais eficaz para prevenir doenças infecciosas.

Grupo prioritário

De acordo com a FVS-RCP, a vacina contra a influenza será destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, profissionais de saúde e educação, idosos, população indígena, e pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores dos transportes coletivos, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema privado de liberdade.  A meta é vacinar 90% do grupo prioritário.

“Os Estados da região Norte têm um calendário diferenciado e a vacina contra a Influenza é disponibilizada antes do início do período chuvoso, quando geralmente há um aumento nos casos de gripe”, afirmou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Para a vacinação, a FVS-RCP recomenda:

– Carteira de Vacinação: Leve sua carteira de vacinação, se você tiver uma, para registrar a nova vacina e identificação das vacinas anteriores por parte da equipe de saúde.

– Documento de Identidade: Apresente um documento oficial com foto, como RG, CPF, CNH ou passaporte.

– Cartão do SUS: Leve o Cartão Nacional de Saúde – Cartão do Serviço Único de Saúde (SUS). Se você não tiver um, pode solicitar no posto de saúde.