Anoar Samad pede exoneração e Nayara Maksoud assume secretaria de Saúde do AM

O ex-secretário disse que estava feliz com o trabalho que realizou na SES e que continuará lutando pelo SUS

O médico Anoar Samad pediu exoneração do cargo de Secretário de Estado de Saúde, na manhã desta terça-feira (19/03). O pedido foi confirmado em nota pelo Governo do Amazonas e quem assume a vaga é Nayara Maksoud, enfermeira de carreira dos quadros da SES-AM, desde 2005.

Anoar Samad já vinha sendo pressionado pela classe política para deixar o cargo. Em entrevista a imprensa nesta manhã, o ex-secretário disse que estava feliz com o trabalho que realizou na SES e que continuará lutando pelo SUS.

“A vida é feita de ciclos e eu ciclo aqui, infeizmente, terminou hoje. A gente vai continuar defendendo o SUS, essa é a nossa meta, e graças a Deus temos o apoio de todos na secretaria. A gente lutou muito e fizemos muitas entregas nesses quase três anos. Eu agradeço a todos os profissionais de saúde que enfrentaram grandes dificuldades, como a Covid e dificuldades financeiras, mas todos ali juntos para salvar vidas. Foi uma honra muito grande ter sido secretário”, destacou.

Ao ser questionado se há alguma indisposição com o governador Wilson Lima, Anoar Samad disse que não há qualquer problema ou mágoa entre eles. A carta de exoneração foi entregue a Wilson Lima nesta amanhã, que aceitou o pedido.

O governador Wilson Lima agradeceu ao médico pelo importante serviço prestado ao longo dos dois anos e nove meses em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Anoar na SES

Como secretário, Anoar Samad foi responsável por conduzir a implantação de importantes serviços como as primeiras UTIs instaladas no interior; a realização de transplantes renais e de implantes coclear, além da entrega de novos Caics +Especialidades.

Nova secretária

Nayara Maksoud atuou, entre outros cargos, como secretária executiva adjunta de política de saúde entre 2019 e 2022; foi diretora do Hospital Francisca Mendes até julho de 2023; e, até ontem, respondia como coordenadora do Complexo Regulador do Amazonas.

A nova secretária tem como missão dar continuidade ao trabalho de fortalecimento e modernização da rede estadual de Saúde, que tem sido realizado desde 2019, com a ampliação dos serviços de média e alta complexidades oferecidos à população, tanto da capital, quanto do interior do estado, garantindo o direito à Saúde de qualidade.