Apuí, no AM, é o segundo município no Brasil com maior número de focos de incêndio

Apuí está entre as cidades brasileiras com maiores focos de incêndio (Foto: Agência Brasil)

Apuí, no interior do Amazonas, ocupa o segundo lugar entre as cidades com maior número de focos de incêndio no País, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Houve 3.401 focos até o dia 27 de agosto. O primeiro lugar ficou com Corumbá, em Mato Grosso do Sul, com 4.245 focos.

Em 2022, também segundo o instituto, Apuí liderou o ranking de queimadas. Naquele ano, entre janeiro e agosto, foram registrados 1.254 focos. Dois anos depois, o registro mais que dobrou.

De acordo com o Inpe, como esses dados são gerados por imagens de satélite, que variam em captação de áreas entre 375 metros quadrados (m²) e 4 quilômetros quadrados (km²), cada foco pode representar uma ou várias frentes de fogo ativas. Da mesma forma, uma frente de fogo muito grande pode ser captada por mais de um satélite e representar mais de um foco de calor.

A área da Amazônia que já foi consumida pelo fogo em 2024 ultrapassou 5,5 milhões de hectares e o Pantanal já perdeu 2,5 milhões de hectares até esse domingo.

Ação de combate ao fogo

Para focar nos municípios mais problemáticos, o Governo Federal anunciou a criação de três bases interfederativas para aumentar a cooperação entre União e Estados no combate aos incêndios no bioma.

Elas vão funcionar nas regiões entre Porto Velho, em Rondônia, e Humaitá, no Amazonas, na abrangência da BR-319. As demais serão em Apuí, por onde passa a BR-230 (Transamazônica) e em Novo Progresso, no oeste do Pará, abrangida pela BR-163.

Boca do Acre tem 2.132 focos de incêndios

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Amazonas, as equipes da Operação Aceiro combateram, no período entre junho e agosto deste ano, 2.132 focos de incêndio no município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros da capital). A cidade integra a região conhecida como “Arco do Fogo” no sul do Amazonas, onde os bombeiros têm intensificado o combate aos incêndios em áreas de vegetação.

“Nossos bombeiros estão empenhados nas ações de combate aos incêndios. Intensificamos o reforço de efetivo e viaturas naquelas cidades com maiores índices de ocorrências, incluindo Boca do Acre. A Operação Aceiro está na terceira fase e continuaremos durante todo o verão amazônico”, disse coronel Reinaldo Menezes, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros.

Em todo o Amazonas, mais de 600 bombeiros atuam no combate aos incêndios. Na capital amazonense, o combate tem sido realizado por meio da Operação Céu Limpo, e no interior com a Operação Aceiro. As duas missões foram lançadas no mês último de junho e já combateram mais de 11 mil focos de incêndio em todo o Amazonas.