Arraial do Mirante Lúcia Almeida agita o Centro até o próximo domingo (12/05)

Evento é um esquenta para o 66º Festival Folclórico do Amazonas
Mirante Lúcia Almeida recebe arraial com grupos folclóricos e comidas típicas (Foto: Oliveira Júnior/Manauscult)

Iniciado na última quarta-feira (08/05), o Arraial do Mirante Lúcia Almeida, no Centro, prossegue nesta sexta-feira (10/05) e vai até o próximo domingo (12/05), levando animação, boa culinária e o espírito das festas juninas em pleno mês de maio – praticamente um esquenta para o 66º Festival Folclórico do Amazonas. O evento conta com uma programação diversificada de apresentações, feira gastronômica, área kids e um espaço totalmente instagramável para quem adora registrar os festejos de São João.

O arraial do mirante é uma iniciativa da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (LIGFM) e recebe o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), como esclarece o diretor-presidente da pasta, Reginei Rodrigues.

“Apoiar eventos culturais nos espaços municipais é uma maneira de valorizar nossa cultura e promover a participação da comunidade em atividades que celebram nossa identidade. O Arraial do Mirante Lúcia Almeida é um exemplo disso, proporcionando uma experiência única para os moradores e visitantes de Manaus”, afirmou Rodrigues.

Comunidade envolvida

O Arraial do Mirante Lúcia Almeida é uma iniciativa que visa preservar e promover a cultura popular, destacando as danças folclóricas, a gastronomia típica e o espírito festivo que pulsa dentro da comunidade envolvida no período junino.

A estudante Adrilane Moreira, de 18 anos, que é integrante do grupo Dança Nacional Xote da Karolina, do bairro Novo Aleixo, zona Norte, expressou sua empolgação em participar do evento. “Nosso grupo tem mais de 40 integrantes e estar aqui no arraial do mirante é uma oportunidade incrível para mostrar nosso estilo de apresentação, compartilhar nossa cultura e tradições com a comunidade”, relatou.

A quadrilha cômica ‘As Poderosas”, diretamente do bairro Petrópolis, zona Sul, trouxe quase 50 dançarinos para se apresentarem no mirante Lúcia Almeida. Entre eles, a dançarina May Lima, de 29 anos, que comenta a experiência. “É uma honra fazer parte deste evento tão importante para nossa cidade. Nosso grupo se preparou com muito carinho para trazer toda a animação e alegria da quadrilha junina para o Arraial do Mirante”.

Esquenta

O Arraial do Mirante Lúcia Almeida serve como um esquenta para o aguardado 66º Festival Folclórico do Amazonas, que acontecerá no Centro Cultural Povos da Amazônia, localizado na avenida Silves, bairro Distrito Industrial 1, zona Sul. Este ano, as apresentações estão programadas para o período de 8 a 23 de junho, prometendo levar diversão e cultura para os amantes das tradições juninas.

Durante os cinco dias de evento, o espaço receberá 35 grupos que incluem quadrilhas tradicionais, cirandas e danças nordestinas. A entrada é gratuita e o evento acontece das 19h às 23h, proporcionando acesso a todos que desejam se envolver com as tradições juninas e celebrar a alegria contagiante dessa festividade tão querida pelos manauaras.

Com informações da assessoria de imprensa