‘Às vésperas das eleições’, Wilson Lima concede reajuste para 96 mil servidores do Estado

O reajuste ocorre "às vésperas" do início das eleições municipais e é vista como eleitoral pelos críticos
Wilson Lima assinou reajuste para servidores ao lado de Roberto Cidade (Foto: Arthur Castro/Secom)

Ao lado do pré-candidato a prefeito de Manaus, deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), o governador Wilson Lima assinou, nesta sexta-feira (02/08), o projeto de lei que reajusta as remunerações de 96 mil servidores estaduais ativos, aposentados e pensionistas e enviou a medida para a apreciação da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O reajuste ocorre “às vésperas” do início das eleições municipais e é vista como eleitoral pelos críticos.

Segundo o Governo do Estado, as concessões das datas-bases alcançam 43 secretarias e órgãos da administração direta e indireta. “Nós chamamos as principais categorias como segurança, saúde, educação, setor primário e contemplamos secretarias menores”, afirmou Wilson Lima, que é o principal apoiador de Roberto Cidade na disputa pela Prefeitura de Manaus.

A previsão é que a matéria seja votada em regime de urgência pelos deputados da Aleam na próxima semana. “Eu não tenho dúvida que todos os deputados vão se empenhar para que a gente possa, já na quarta-feira (dia 7 de agosto), aprovar todas essas datas-bases e que, com certeza, quem ganhará são os servidores do Estado do Amazonas”, destacou Roberto Cidade.

De acordo com informações do Governo do Estado, os pagamentos começam a ser feitos a partir de 2024, resultando em um impacto de R$ 379 milhões no orçamento por ano. Ao longo da semana, o governador Wilson Lima reuniu com entidades trabalhistas das áreas de Segurança, Educação, Saúde e Setor Primário, para tratar das datas-bases.

“É uma medida eleitoreira que acontece às vésperas do início das eleições. A assinatura ocorreu ao lado de Roberto Cidade, que, apesar de ser o presidente da Assembleia, é, também, o candidato do Wilson Lima”, afirmou um analista da cena política amazonense que pediu para não ter o nome identificado.

Ampla valorização

Além das categorias que já haviam sido contempladas, Wilson Lima anunciou, ainda, concessões de reajustes para outras 28 secretarias, que totalizam 3.571 servidores ativos, inativos e pensionistas. Os valores de reajustes são diferentes e estão divididos, em sua maioria, em datas-bases dos anos de 2021, 2023 e 2024.

“O governador fez questão de colocar essas categorias para que elas possam receber esse benefício da data-base”, explicou o titular da Secretaria de Administração e Gestão (Sead), Fabrício Barbosa.

Vale-alimentação

Outra medida adotada por Wilson Lima, foi a mudança no decreto que normatiza o pagamento do vale-alimentação e que passará a ser pago, também, para todos os servidores estaduais afastados de suas funções por licença médica, licença prêmio e servidoras em licença maternidade.

Pelo decreto atual, o vale-alimentação é um benefício concedido para servidores em atividade. Quando o trabalhador afastado por licença médica, licença prêmio ou licença maternidade necessita de afastamento superior a 30 dias das suas funções, o benefício é suspenso e retomado no momento de retorno às suas funções.