Boi Caprichoso anuncia nova temporada da Tarde Alegre Infantil

A festa tem mais de 20 anos e marcou uma geração de crianças que estudou na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale

O Boi-Bumbá Caprichoso anunciou nesta terça-feira (07/05), a realização da nova temporada da Tarde Alegre Infantil Azul e Branca, uma festa voltada para criançada azulada, que acontece nas tardes de domingo, no Curral Zeca Xibelão. A festa tem mais de 20 anos e marcou uma geração de crianças que estudou na Escola de Artes Irmão Miguel de Pascale e hoje é protagonista do Festival de Parintins.

Depois da pandemia, em 2022, coube ao Centro de Documentação e Memória do Caprichoso (CEDEM) a iniciativa de estruturar um conjunto de ações, entre elas a Tarde Alegre, para assegurar a transmissão da cultura às novas gerações. A programação da Tarde Alegre Infantil leva às crianças brincadeira, guloseimas, atividades artísticas, toadas e, principalmente, a tradição do boi-bumbá.

Segundo o coordenador do CEDEM, professor Diego Omar, a Tarde Alegre consolida a brincadeira do boi em Parintins através das crianças.

“Felizmente, há um consenso cada vez maior acerca da importância de criarmos espaços, atividades e produtos ligados às crianças, sobretudo quando tratamos do boi como patrimônio. É preciso desenvolver atividades educativas com as novas gerações, afinal, elas são o futuro desse nosso jeito de celebrar a cultura popular”, explica.

Para o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, era uma questão de honra manter essa atividade.

“Queremos ver o curral cheio de famílias, queremos ver os pais passando para seus filhos esse amor pelo Caprichoso. É lindo ver os sonhos da meninada que quer um dia se tornar um item do boi. Isso nos dá força pra seguir em frente na lutar pelo tricampeonato”, ressalta.

O evento vai ocorrer todos os domingos, até o dia 16 de junho. A Tarde Alegre também realiza concurso para escolha de itens mirins. A iniciativa revelou itens oficiais do Caprichoso como o pajé Erick Beltrão, a sinhazinha da fazenda Valentina Cid, a rainha do folclore Cleise Simas, o apresentador Edmundo Oran e vários artistas azulados.

Com informações da assessoria