Com apoio da Suframa, Pitch Day busca captar novos projetos de startups no Acre 

Suframa tem realizado trabalho de captação de projetos de startups (Foto: Divulgação/Suframa)

No próximo dia 13 de junho, startups do Acre terão a chance de apresentar projetos relacionados a Bionegócios, Empreendedorismo Inovador, e Indústria 4.0 e modernização industrial no Pitch Day, que ocorrerá na sala da Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

O evento faz parte da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Acre – 2024, promovida pela Suframa. O objetivo do Pitch Day é encontrar projetos que possam receber recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de empresas de bens de informática do Polo Industrial de Manaus (PIM). 

Para usufruir dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), essas empresas precisam seguir a Lei de Informática (Lei n° 8.387/1991), que determina um investimento mínimo anual de 5% do faturamento bruto da venda de bens e serviços de tecnologias da informação e comunicação (deduzidos os tributos) em atividades de PD&I na Amazônia Ocidental ou no Amapá.  

Entre as modalidades previstas para que as empresas apliquem os recursos da Lei de Informática, estão os programas prioritários. “Os programas prioritários são estabelecidos pelo Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda) em temas considerados e grande relevância para o desenvolvimento regional”, explicou o superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica da Suframa, Waldenir Vieira. 

Atualmente, há três programas prioritários de PD&I: de Bioeconomia, coordenado pelo Idesam, de Fomento ao Empreendedorismo Inovador, coordenado pela Softex, e de Indústria 4.0 e Modernização Industrial, coordenado pelo CITS Amazonas. Juntos, somam R$ 6,30 milhões investidos em projetos de PD&I em andamento no Estado. No primeiro dia da Jornada (12), os três coordenadores apresentarão as ações dos programas prioritários na Amazônia Ocidental e Amapá, além dos projetos em curso na região. 

Indústria 4.0 

O Pitch Day do Programa Prioritário de Indústria 4.0 e Modernização Industrial ocorrerá a partir das 9h (hora local). Para participar, é necessário se inscrever pelo link https://bit.ly/3WY8hIZ. As informações solicitadas no formulário serão usadas para a seleção e habilitação de projetos e startups nas etapas de avaliação do negócio/inovação e elegibilidade técnica do projeto/negócio. 

Empreendedorismo Inovador 

O Pitch Day de Empreendedorismo Inovador ocorrerá a partir das 10h (hora local), onde as startups poderão apresentar seus projetos, produtos e serviços para potenciais parceiros de negócios. Os interessados devem se cadastrar pelo link https://airtable.com/appxqQrlUB4cbi4KG/shrPYOsFx3nrGtvUI

Bionegócios 

O Pitch Day voltado a Bionegócios, organizado pelo Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), será a partir das 14h (hora local). Os interessados devem se inscrever pelo link https://forms.gle/aSvLKDa7SDTLk4k49 e preparar um pitch de cinco minutos para chamar a atenção dos atores do mercado e discutir as próximas fases do negócio. Haverá premiação para os três primeiros colocados, com a participação no programa GreenUp Pré-Accelerator Batch Bio Economia do Manaus Tech Hub. Serão oito semanas de programa, com início em julho de 2024.

Com informações da assessoria